Manejo de reprodução de codornas

Na fase de manejo das matrizes e de reprodução de codornas, é necessário estar atento aos seguintes aspectos:

Os primeiros filhos de codornas obtidos podem ser vendidos como ovos férteis

  o criador deve adquirir uma máquina própria para a incubação de ovos de codorna, com controle de temperatura, umidade e ventilação

Na fase de manejo das matrizes e de reprodução de codornas, é necessário estar atento aos seguintes aspectos:

  • É preciso adquirir os ovos férteis, ou pintinhos, originários de aves da mais alta qualidade e de matrizeiros que tenham condições de comprovar a sua origem, evitando, assim, a aquisição de lotes parentes. Se o criador não sabe a origem das aves que adquiriu inicialmente, mesmo que conduza corretamente os cruzamentos, não terá como saber se não são parentes.
  • O sistema de reprodução em famílias com 8 animais (6 fêmeas e 2 machos), em uma relação portanto de 3:1, é a mais interessante para simplificar o manejo, melhorar a viabilidade econômica e obter bons resultados de fertilidade e eclodibilidade.
  • Após a introdução dos machos sexualmente maduros nas gaiolas das fêmeas, já é possível obter ovos fertilizados após 48 a 72 horas, mas normalmente aguardam-se 15 dias para fazer a primeira coleta para a incubação a fim de garantir que todos os ovos postos naquela gaiola estejam realmente fertilizados.

Joji Ariki e Vera Maria Barbosa Moraes, coordenadores do Curso Codornas - Recria e Reprodução, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dão a dica: "Decidindo-se pela incubação doméstica, o criador deve adquirir uma máquina própria para a incubação de ovos de codorna, com controle de temperatura, umidade, ventilação e, se possível, viragem automática. Esses equipamentos já estão disponíveis no mercado. Caso não se obtenha uma incubadora com viragem automática, faça manualmente com todo o cuidado a cada duas horas até o décimo quarto dia".

Os primeiros filhos obtidos podem ser vendidos como ovos férteis; as fêmeas, vendidas como filhotes de 1 a 35 dias, ou permanecerem na própria granja como aves de postura. Os machos, caso sexados, podem ser sacrificados ao nascer, vendidos para a engorda, vendidos como reprodutores, ou permanecer na granja para engorda. Se não sexados, podem ser vendidos junto com as fêmeas, ou serão sacrificados, ou engordados, após o dimorfismo.

Por segurança, os primeiros filhotes (machos e fêmeas) não devem ser incorporados integralmente ao plantel como matrizes.

Equipe de Redação 22-10-2012 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.