Marrecos: fase inicial da criação

A fase inicial é caracterizada pelo período que vai desde o 1º até o 21° dia de vida dos animais. Este período pode ser dividido em duas etapas: a pré-criação, que vai do 1º dia até o 5º ou 7º (1ª semana) e o período restante até o 21º dia.

Na fase inicial, por serem ainda muito sensíveis, os marrecos precisam ser criados em um local protegido

  Após o 6º ou 7º dia de vida, os marrequinhos podem ficar em um pátio ao ar livre, onde se habituarão com o clima natural

A fase inicial é caracterizada pelo período que vai desde o 1º até o 21° dia de vida dos animais. Este período pode ser dividido em duas etapas: a pré-criação, que vai do 1º dia até o 5º ou 7º (1ª semana) e o período restante até o 21º dia.

Pré - criação

Os marrequinhos são muito sensíveis nos primeiros dias de vida, sendo necessária a criação em um local protegido e com fornecimento de calor. As instalações podem ser as mesmas utilizadas para a criação inicial de frango de corte, mas as mais adequadas são as instalações suspensas, com piso de tela plástica ou chapa perfurada de 15 x 15mm, facilitando assim o escoamento dos dejetos. O galpão deve ser limpo e desinfetado, antes de receberem os marrecos recém-nascidos.

Este local deve estar abrigado de influências externas de temperatura. A água deve ser servida em tubos de PVC com orifícios na parte superior e com circulação de água no seu interior.

A temperatura utilizada neste sistema deve ficar em torno de 32ºC. Esta temperatura é obtida por meio do aquecimento com gás combustível, permitindo uma maior uniformidade da temperatura. A utilização de energia elétrica, para fornecimento de calor, apresenta o risco de uma eventual falta de energia, o que pode levar à mortalidade, ou mesmo fraco desenvolvimento pela não manutenção da temperatura adequada.

A ração oferecida deverá ser farelada, visto que, nestes primeiros dias, os marrequinhos não conseguem engolir a ração na forma de "pellet".

Exigências nutricionais para o período de pré-criação

  • Matéria seca: 86,75%
  • Proteína digestível: 17%
  • Fibra: 2,90%
  • Gordura: 3,66%
  • Energia Metabolizável: 3.060Kcal
  • Cálcio: 0,82%

Dálcio Ricardo de Andrade, coordenador do Curso Criação de Marrecos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que o sistema de pré-criação, na maioria dos casos, é feito pela empresa que produz os marrequinhos, pois a utilização de um sistema de aquecimento tornaria muito oneroso o processo de criação para os produtores. Nestas condições, a venda é feita quando as aves atingem a idade de 5-7 dias, pois a partir desta idade em diante torna-se desnecessário o sistema de aquecimento.

6º - 7º até 21º  dia de Vida

Após o 6º ou 7º dia de vida, os marrequinhos podem ficar em um pátio ao ar livre, onde se habituarão com o clima natural. Com 15 dias de idade, podem ser colocados em viveiros de água, mas com profundidades não superiores à sua altura. Nesta fase, não são exigidos cuidados especiais.

A densidade de criação deve ser de:

  • do 7º ao14º dia, 15 a 16 aves/m²
  • do 15º ao 21º, 7 a 8 aves/m²

Equipe de Redação 01-03-2013 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.