Dicas para a construção de um pequeno abatedouro de frangos

O local de recepção e espera deve ser planejado de forma que os animais tenham conforto térmico

 

Antes de iniciar a produção, deve-se definir bem os objetivos, isto é, o mercado, o volume de produção, o programa de chegada dos animais, o sistema integrado de vendas, o intervalo de produção e outros aspectos do empreendimento.

Para a obtenção de bons resultados, é necessário adquirir aves de boa qualidade, além de observar os cuidados na alimentação dos animais, ter bom controle sanitário e eficiente manejo do abatedouro.

Algumas etapas do abate e do processamento

A qualidade das carcaças começa na obtenção higiênica da matéria-prima. Existem algumas normas que o abatedouro deve seguir para evitar a deterioração do frango, principalmente, por microrganismos. A disseminação de microrganismos pode ocorrer em qualquer parte do processo. E, normalmente, eles vêm do próprio ambiente onde a ave foi criada, do transporte ou do momento do abate.

Segundo Luiz Fernando Teixeira Albino, coordenador do Curso Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são necessários diferentes tipos de instalações e equipamentos:

Recepção

Feita em local com ventiladores e chuveiros (ou nebulizadores) para minimizar a mortalidade de animais por calor. Os caminhões devem ser mantidos em local sombreado, de preferência galpões ventilados.

Geralmente, são usados grandes ventiladores de baixa velocidade (o fluxo de ar muito forte também é prejudicial) fixados nas laterais e no teto do galpão de espera, o que melhora muito o microclima local.

O local de recepção e espera deve ser planejado de forma que os animais tenham conforto térmico, reduzindo o estresse pré-abate, que é muito prejudicial à qualidade da carcaça.

O posicionamento dos ventiladores deve ser planejado de forma que o fluxo de ar retire o calor do meio da carga de gaiolas. Por exemplo: se o ar é soprado apenas nas laterais, a retirada de calor é menos eficiente.

Pendura

O mais adequado é que a pendura seja feita em uma nória, um equipamento de transporte, ao longo da linha de processamento da carcaça, na qual os animais ficam dependurados a alturas variáveis, conforme as operações a serem feitas.

A nória pode ser manual ou mecânica, e terá comprimento variável, conforme o porte do abatedouro. É um equipamento normalmente adquirido junto a fabricantes especializados em materiais usados em abatedouros.

Equipe de Redação 13-02-2012 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

samuel wesley

07-02-2019

qual o valor de uma planta baixa de um abatedor simples, de em media 1000 aves por dia?

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

08-02-2019

Olá Samuel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Sugerimos que consulte um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Rita Sandrim

06-02-2019

Eu gostaria de receber um modelo completo de um pequeno abatedouro de frangos e todas as dicas de como construir que tipo de maquinário vou precisar obrigado

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

06-02-2019

Olá Rita,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto