Sistemas de criação de galinhas poedeiras

Ao iniciar a atividade de postura comercial de galinhas poedeiras, é preciso levar em conta o local onde se vai edificar a sua granja. Deve-se considerar onde vão ser feitas as construções, de maneira que se tenha uma boa aeração, um bom escoamento da produção, bem como uma boa entrada dos insumos.

O ideal é que a recria e a fase de produção das galinhas poedeiras sejam realizadas em gaiolas

  A criação em piso só é viável se não for para fins comerciais

Ao iniciar a atividade de postura comercial de galinhas poedeiras, é preciso levar em conta o local onde se vai edificar a sua granja. Deve-se considerar onde vão ser feitas as construções, de maneira que se tenha uma boa aeração, um bom escoamento da produção, bem como uma boa entrada dos insumos. Deve-se considerar o acesso fácil de carretas e caminhões que precisam ir e vir constantemente, tanto para entrada de insumos quanto para saída dos ovos produzidos. Nesse contexto, deve-se considerar onde vão ser compradas as matérias-primas, como o milho, a soja e verificar se existe uma boa logística com esses insumos.

Existem três formas de se criar galinhas poedeiras:

1- Diretamente sobre o piso nas três fases;

2- Em gaiolas nas três fases; ou

3- Combinando piso na fase inicial e gaiolas nas outras duas fases.

Criação em piso

A criação em piso só é viável se não for para fins comerciais, pois o criador já começa em desvantagem com relação aos concorrentes. Mas, para quem estiver interessado, seguem algumas regras para esse sistema de criação:

  • Para a criação de poedeiras em piso, as dimensões corretas do galpão são muito importantes em função do número de aves desejadas na fase de produção.
  • A largura do galpão deve variar entre 8,00 e 12,00 m.
  • O pé direito deve ter uma altura mínima de 2,80 m. Se a região for muito quente, a altura pode ser ainda maior, de até 3,50 m.
  • O comprimento do galpão deve ser determinado de acordo com o número de aves e se o lote será ou não transferido para outra instalação durante a recria ou produção.

Criação em gaiolas

O ideal é que a recria e a fase de produção sejam realizadas em gaiolas.

Vantagens:

  • Facilita a coleta dos ovos;
  • Elimina a vermifugação nessas fases, pois na gaiola não tem como se completar o ciclo de vida dos vermes contaminando as aves;
  • Reduz o número de ovos sujos;
  • Diminui o desperdício de ração;
  • Melhora a uniformidade do lote;
  • Aloja mais aves por m²;
  • Uniformiza a produção.

Com o Curso Galinhas Poedeiras Cria e Recria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você poderá aprender tudo sobre instalações, equipamentos, preparação do galpão e manejo em todas as fases de criação de galinhas. Adquira o seu!

Equipe de Redação 28-11-2012 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.