Camarão branco do Pacífico: como criar

O processo de cultivo comercial do camarão-branco do Pacífico é constituído de duas fases: a fase de manejo de larvas, mantidas em berçários, e a fase de engorda, realizada em viveiros. É importante que o produtor iniciante na atividade tenha conhecimentos a respeito das condições do local, onde se

Para que o lucro do produtor seja o maior possível, o custo de produção do camarão deverá ser o menor possível

  O camarão branco do Pacífico, por ser uma espécie marinha, desenvolve-se bem em ambientes cuja água possua uma certa concentração de sal

O processo de cultivo comercial do camarão-branco do Pacífico é constituído de duas fases: a fase de manejo de larvas, mantidas em berçários, e a fase de engorda, realizada em viveiros. É importante que o produtor iniciante na atividade tenha conhecimentos a respeito das condições do local, onde se pretende instalar uma carcinicultura, principalmente das características da água e o tipo de solo do local a ser escolhido.

Escolha do local

O camarão branco do Pacífico, por ser uma espécie marinha, desenvolve-se bem em ambientes cuja água possua uma certa concentração de sal, um parâmetro conhecido como salinidade. Por isso, para fazer o abastecimento correto dos viveiros, deve-se utilizar água salgada, proveniente do mar, ou salobra, originária da mistura de água do mar com as de rios de água doce, ou de rios litorâneos, que recebem periodicamente água salgada do mar. Entretanto, a localização das fazendas de cultivos de camarão não se restringe apenas às regiões litorâneas, mas também podem ser implantadas em locais mais afastados da costa, desde que possuam água salobra, para ser utilizada no abastecimento dos viveiros.

Além de avaliar a salinidade da água e a topografia do local, para que a carcinicultura se torne um negócio economicamente viável, é preciso, ainda, na fase de panejamento, avaliar também a sua localização, considerando-se, principalmente, a distância até os centros fornecedores de insumos e consumidores do produto final.

Antônio Ostrensky Neto, coordenador do Curso Cultivo de Camarões Marinhos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que para que o lucro do produtor seja o maior possível, o custo de produção do camarão deverá ser o menor possível. Uma das formas de reduzir custos é instalar a fazenda de cultivo em local com uma boa infraestrutura e logística, o que implica, dentre outras coisas, na existência de estradas em boas condições para escoamento da produção durante todo o ano.

Características da água

Para se produzir camarões de forma eficiente, deve-se avaliar a qualidade da água que será usada na carcinicultura e, para isso, deve-se analisar e monitorar algumas características.

Salinidade: esse parâmetro indica a concentração de todos os sais que se encontram dissolvidos em um litro de água. Assim, por exemplo, se uma água possui salinidade igual a 15, significa dizer que em cada litro desta água existem 15 g de sal dissolvido, ou, em outras palavras, 15 partes de sal em mil partes de água. No caso da água do mar, a salinidade não varia muito ficando por volta de 35 g/L; já, em zonas litorâneas, em função da descarga de rios, a salinidade pode variar desde valores próximos a zero até mais de 35, dependendo da presença ou ausência de rios e das taxas de evaporação no local.

Oxigênio dissolvido: trata-se da substância mais importante para a manutenção das condições de vida dos camarões. Ao entrar em contato com a água, o oxigênio se dissolve e, por isso, o parâmetro a ser monitorado durante os cultivos é o "oxigênio dissolvido". A solubilidade do oxigênio na água é baixa, fazendo com que os ambientes aquáticos sejam naturalmente pobres em oxigênio. A quantidade de oxigênio dissolvido presente na água é expressa em ppm (partes por milhão), ou em miligrama de oxigênio dissolvido por litro de água (mg/L).

Ph: é um parâmetro que, dependendo do seu valor, interferirá no metabolismo dos camarões. Este parâmetro é definido pelas concentrações de cargas positivas de íons hidrogênio (H+) e de cargas negativas das hidroxilas (OH-). Os íons positivos reagem como ácidos e, por isso, são responsáveis pela acidez da água. As hidroxilas têm efeito contrário, ou seja, diminuem a acidez da água, deixando-a alcalina. Em geral, a faixa ideal do pH da água, para o bom desenvolvimento dos camarões, encontra-se entre 6,5 e 8,0.

Fique por dentro de todas as características necessárias para produzir camarões de forma eficiente, adquirindo o Curso Cultivo de Camarões Marinhos elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 31-01-2013 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.