A produção de peixes ornamentais comporta empreendedores com perfis diversos, tanto em relação à disponibilidade de capital, quanto à familiarização com o meio rural.
O universo dos peixes é fantástico, cheio de cores, formatos, hábitos e variedades de espécies. Essa diversidade exerce grande fascínio no homem que procura explorá-la de várias formas. Uma delas, e muito interessante, ocorre com a criação de peixes ornamentais, uma atividade que, além de ser prazerosa, pode ser lucrativa.
A piscicultura com peixes ornamentais cultivados em cativeiro é uma atividade apaixonante e lucrativa, quando administrada profissionalmente. Devemos ressaltar que a oferta de várias espécies de peixes ornamentais, no mercado interno e externo, é inferior à demanda, tornando-a uma excelente opção para quem possui perfil de empreendedor.
Para obter sucesso, o produtor precisa saber como realizar corretamente o manejo dos peixes, conhecer os tipos de instalações e equipamentos adequados e quais espécies são mais indicadas para serem criadas em cada propriedade, em cada região. Ele deve combinar uma série de fatores, como equipamentos e instalações, alimentação, domínio das técnicas de criação e conhecimento sobre o mercado no qual os peixes serão comercializados.
Produzir peixe em grande quantidade não é difícil. Mas, não é apenas esse o objetivo de uma piscicultura. Ela deve produzir o peixe desejado pelo consumidor, com a qualidade que ele exige e com um preço justo. Por isso, é fundamental, também, o contato e a integração do produtor com os elos posteriores da cadeia produtiva, que são os lojistas, atacadistas, o consumidor e o importador.
De acordo com o professor Manuel Vazquez Vidal Júnior, no curso “Produção de Peixes Ornamentais”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, pode-se dizer que a produção comercial de peixes ornamentais é uma atividade bastante lucrativa, mas ainda em estruturação. Por isso, representa uma grande oportunidade para aqueles que ingressarem na atividade nos próximos anos. Dada a diversidade de espécies e de pacotes tecnológicos, essa atividade comporta empreendedores com perfis diversos, tanto em relação à disponibilidade de capital, quanto à familiarização com o meio rural.
Você também vai gostar de ler:

(10 votos, média: 4,40 de 5) 

Prezado Alexandre,
Bom dia!
O CPT – Centro de Produções Técnicas possui uma ampla área Psicultura que talvez possa lhe ajudar. Confira o link abaixo e saiba quais são os objetivos centrais de cada Curso CPT na área Psicultura.
http://www.cpt.com.br/cursos-criacaodepeixes
Tel.(31)3899-7000
Atenciosamente,
Paula Tibúrcio
Quero criar peixes palhaços(ocelaris), ja tentei varias vezes mas morrem depois do 8 dia.
Voces tem este curso?
Prezado Joaquim,
Bom dia!
O CPT – Centro de Produções Técnicas oferece vários cursos na área de psicultura. Estes cursos são constituídos de livro interativo e DVD.
Acesse nosso site na área Psicultura, e confira!
Tel.: (31)3899-7000
Atenciosamente,
Paula Tibúrcio
quais sao os valores dos cursos de pisicultura?
Caro Jonathan,
realmente não é visível a diferença entre machos e fêmeas, o macho possui um orgão copulador o que pode ter diferenças entre as diversas espécies. Sugiro que leve seus peixes na loja ou pet shop que os adquiriu para que o veterinário ou até mesmo o funcionário, que costuma ter conhecimento sobre o assunto, possa lhe mostrar o sexo dos seus peixes e ainda lhe orientar quanto ao ambiente mais adequados para criação, o barulho pode sim causar estresse aos bichinhos, o que não é bom.
e quanto ao barulho, sera que deixa os peixes duentes
como perssebo se tem peixes machos e fenias ,em meu aquario
Para reproduzir os peixes do seu aquário, primeiro é preciso saber se nele você possui machos e fêmeas, e depois se a temperatura e qualidade da água estão propícios para reprodução. Sugiro que entre em contato com a loja na qual adquiriu os peixes para saber o sexo dos mesmos e as condições de criação da espécie. Geralmente, as pessoas que atendem nessas lojas são de grande ajuda, assim como um médico veterinário.
Aprenda mais sobre peixes ornamentais no curso do CPT “Produção de Peixes Ornamentais”. Nele você encontra informações sobre infraestrutura, característica das espécies, técnicas de reprodução, manejo, engorda e comercialização.
Atenciosamente,
Patrícia Tristão.
Queria tenho um aquqrio de um metro por 509 cm e minha filha quer reproduzir os peixinhpos é possível ? O que devo fazer?