Como criar peixes

A atividade deve ser embasada em conceitos de segurança alimentar e desenvolvimento socioeconômico

Como produzir peixes

Com a estagnação da quantidade de pescado proveniente da captura, a aquicultura deverá assumir a responsabilidade de atender à demanda de produtos aquícolas, por meio do aumento da utilização de espécies e tecnologias adequadas.

Em resposta a essa crescente demanda, a piscicultura tem avançado como a atividade zootécnica de mais rápido crescimento no mundo. Em 2009, o governo brasileiro transformou a Secretaria da Pesca e Aquicultura em ministério, e investiu quase meio bilhão de reais com o intuito de aumentar a produção pesqueira em 40% até o ano de 2011.

Além disso, é importante ressaltar que a atividade deve ser embasada em conceitos de segurança alimentar e desenvolvimento socioeconômico. A piscicultura requer a adoção de sistemas de criação manejados em regimes intensivos, exigindo conhecimento das tecnologias adequadas, a fim de tornar a atividade mais tecnificada, mais eficiente e muito mais lucrativa.

Para se obter a produtividade desejada, é aconselhável, também, fazer um acompanhamento periódico por meio de amostragens. Essas servem para verificar se os peixes apresentam o crescimento esperado, corrigir o oferecimento de ração e identificar problemas nutricionais ou doenças ainda na fase inicial.

O curso "Criação de Peixes", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem a finalidade de difundir essas técnicas que irão contribuir para o atendimento da crescente demanda por peixes no mercado interno e externo. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do médico veterinário José Eduardo Aracena Rasguido, especialista e consultor em piscicultura da EMATER-MG.

http://www.youtube.com/watch?v=PAsqxi_00hk

Marconi Vieira 01-04-2010 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.