Proteína é o nutriente mais importante para o peixe

As proteínas são responsáveis pela formação de enzimas e hormônios dos peixes

Nutrição e Alimentação de Peixes

As proteínas são os principais componentes orgânicos dos tecidos dos peixes, representando 65 a 75% da matéria seca corporal. Portanto, elas correspondem ao nutriente de máxima importância, pois são os constituintes do organismo em crescimento e, entre outras funções, são responsáveis pela formação de enzimas e hormônios.

Os constituintes principais das proteínas são os aminoácidos, cujo perfil é decisivo para sua qualidade e determina seu valor como componente da dieta. Devemos sempre lembrar que a necessidade proteica do peixe é diretamente relacionada com uma composição balanceada de aminoácidos adequada para manter seu crescimento.

Segundo o professor Newton Castagnolli, coordenador técnico do curso Nutrição e Alimentação de Peixes, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "para a manutenção da maioria das espécies de peixes é necessário de 1 a 1,5 g proteína/kg de peso vivo/dia". Além de proteínas, os peixes também precisam de fontes de lipídios, carboidratos, vitaminas, minerais e pigmentos.

A concentração ótima de proteína na dieta do peixe está marcada por um delicado balanço entre proteína e energia. O excesso de energia não proteica, resultado da formulação de dietas com uma alta relação energética, leva à diminuição da ingestão antes que o peixe consuma o necessário de proteína, já que os níveis da ingestão são determinados, fundamentalmente, pela energia total disponível.

Entretanto, dietas com níveis proteicos excessivos geram um gasto energético dos aminoácidos. Isso também não é desejável, porque piora a conversão e, como consequência, reduz a eficiência no aproveitamento das rações.

http://www.youtube.com/watch?v=UhkgKC-P41w

Marconi Vieira 13-06-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.