Conforto e bem-estar de poedeiras aumenta produção de ovos

Conforto e bem-estar de poedeiras aumenta produção de ovos. Com isso, além de reduzir a incidência de ovos-cama, há aumento na produtividade de ovos (84% de postura - até 380 ovos por ave).

Graças ao conforto e bem-estar das poedeiras, a produtividade de ovos chega a 84% de postura

Conforto e bem-estar de poedeiras aumenta produção de ovos"No Brasil, criar poedeiras é uma atividade promissora e lucrativa, já que a tecnologia para produção de ovos tem avançado significativamente ao longo dos anos. Com as novas técnicas de criação, os avicultores melhoram o desempenho das aves de postura e garantem o sucesso da avicultura", afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, professor do Curso a Distância CPT Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos e Online.

Criação de galinhas fora das gaiolas

Atualmente, a criação de galinhas fora das gaiolas tem se tornado uma tendência em nível mundial. Logo essa prática dominará as granjas brasileiras, pois os resultados obtidos mundialmente são surpreendentes. Em Itirapina (SP,) um aviário implantou esse sistema de criação de poedeiras e obteve inúmeras vantagens - dentre elas, o aumento na porcentagem de postura.

Concentração de galinhas no aviário: seis aves/m²

As aves são criadas soltas e contam com alimento e água à vontade. O galpão de criação é climatizado, para garantir bem-estar às aves, principalmente em dias mais quentes. Além disso, a concentração de galinhas no aviário é de seis aves/m². Sem falar que elas circulam livremente, nos piquetes, durante o dia para o pastejo. Entretanto, a produção de ovos obedece a horários programados, com período de descanso de 8 horas.

Conforto e bem-estar das poedeiras em primeiro lugar

Segundo Rodrigo Cobrelo, coordenador de produção da fazenda, o conforto e bem-estar das poedeiras vem em primeiro lugar. Os cuidados durante o manejo das aves são minuciosos - cada lote é continuamente monitorado (box a box). Como resultado, a produtividade do aviário aumenta, com ovos graúdos, de excelente qualidade e nos padrões do mercado.

Produtividade de ovos: 84% de postura

As aves de postura são encaminhadas do barracão de cria até o aviário assim que completam 13 a 15 semanas de vida. A partir desse momento, as galinhas poedeiras passam a ser treinadas para produzirem no sistema automatizado. O período de adaptação pode levar de 19 a 20 semanas, até que as aves comecem a chocar somente nos ninhos. Com isso, além de reduzir a incidência de ovos-cama, há aumento na produtividade de ovos (84% de postura - até 380 ovos por ave).

Fonte: canalrural.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Avicultura.

Andréa Oliveira 21-03-2018 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.