Pluralidade cultural: a representação do congado

O congado é uma mistura de tradição, imaginário, história, misticismo e beleza, trata-se de uma manifestação originária dos escravos e se mantém até os dia de hoje.

O congado surgiu da imposição do catolicismo à população escrava que se viu obrigada a reelaborar seus valores religiosos

Essa tradição acontece em vários estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Paraná

O congado é uma mistura de tradição, imaginário, história, misticismo e beleza, trata-se de uma manifestação originária dos escravos e se mantém até os dia de hoje.

O congado pode ser encontrado em pequenos povoados, comunidades localizadas em antigos quilombos, ou nas proximidades de fazendas que tinham grande número de escravos. Essa tradição pode ser também conhecida como Conga, Congo, Congada, Moçambique ou Reisado.

Essa tradição acontece em vários estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Paraná. Surgiu da imposição do catolicismo à população escrava que se viu obrigada a reelaborar seus valores religiosos, reinterpretando-os para o catolicismo.

Alguns pesquisadores defendem que essa expressão religiosa e cultural, ligada às festas de Nossa Senhora do Rosário, originou-se na cultura da etnia africana banto, em suas cerimônias de Coroação de Reis e na representação de lutas entre monarquias africanas e a coroa portuguesa. Outros defendem uma origem europeia, na Igreja Católica e no sistema escravista, que promovem a devoção dos negros a Nossa Senhora do Rosário.

Saiba como abordar esse tema em sala de aula

O congado é uma temática facilmente abordada de forma transversal, assim como toda a diversidade cultural brasileira em disciplinas como Geografia (onde ocorreu), História (em que época surgiu), Língua Portuguesa (forma de expressão) e até mesmo em Educação Física (passos e embaixadas).

Maria Cortes, professora e coordenadora do Curso Pluralidade Cultural - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que outro aspecto importante a ser trabalhado com o tema Congado é a tolerância. Sabemos que o congado foi discriminado e perseguido e ainda é por algumas religiões cristãs. Atualmente, entretanto, algumas religiões cristãs convivem e, em algumas situações, até incentivam essa manifestação. Isso nos remete ao tema da tolerância religiosa e cultural, com a preparação de atividades sobre expressões culturais e religiosas.

Equipe de Redação 18-09-2012
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.