Problemas ambientais: tratando o meio ambiente como tema transversal

O crescimento dos problemas ambientais incluindo a poluição do ar tem acarretado um aumento considerável dos problemas respiratórios na população de muitas comunidades dos centros industriais e suas redondezas. O ar, um bem tão indispensável à nossa vida, começa a se tornar fonte de doenças.

O problema ambiental que mais tem preocupado a população é o aquecimento global, fruto do efeito estufa

  Os professores entram em cena para ajudar a construir uma conscientização nos alunos desde cedo

O crescimento dos problemas ambientais incluindo a  poluição do ar tem acarretado um aumento considerável dos problemas respiratórios na população de muitas comunidades dos centros industriais e suas redondezas. O ar, um bem tão indispensável à nossa vida, começa a se tornar fonte de doenças.

A poluição do ar também tem alterado a composição da água das chuvas, aumentando sua acidez. Esse fenômeno é conhecido como chuva ácida. Isso acontece porque a queima de combustíveis fósseis, como carvão, ou derivados de petróleo, libera elementos químicos que, combinados com a água presente na atmosfera, formam os ácidos nítrico e sulfúrico. Essa solução de água e ácidos acaba se precipitando, na forma de chuva, geada, neve, ou neblina, e, ao caírem na superfície, determinam alterações na composição química do solo e das águas, destroem florestas e lavouras, corroem estruturas metálica, monumentos e edificações.

O problema que mais tem preocupado a população é o aquecimento global, fruto do efeito estufa, um fenômeno que tem determinado mudanças climáticas no planeta. O efeito estufa propiciado pela natureza é benéfico ao planeta, pois colabora para o equilíbrio térmico, reduzindo as variações excessivas de temperatura ao longo do dia e da noite. O problema é que, ao longo do último século, houve um aumento intenso da concentração de gases que causam o efeito estufa, gerados pela maior atividade industrial, agrícola e de transporte em todo o planeta, e principalmente por causa do petróleo, do carvão e do desmatamento.

A água é mais um recurso natural que precisa de atenção. A população precisa se conscientizar dos problemas imediatos e futuros que a poluição da água causa e irá causar. É nesse momento que os professores entram em cena para ajudar a construir essa conscientização nos alunos desde cedo. Além disso, é preciso que nos preocupemos com o desperdício da água e seu uso indevido.

A poluição da água causa algumas consequências diretas na vida da população:

  • aumento dos custos de tratamento da água destinada ao consumo humano;
  • eliminação de áreas que poderiam ser usadas para lazer e para o convívio humano, como margens de mares, rios e lagos;
  • aumento dos riscos de doenças;
  • extinção de espécies vegetais e animais presentes nesses ambientes.

Gínia César Bontempo, coordenadora do Curso Meio Ambiente - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que "a poluição é uma das principais causas da deterioração da qualidade do ar e da água, contribuindo para fenômenos como o efeito estufa e a eutrofização dos cursos da água. A poluição também cria condições adversas às atividades sociais e econômicas, levando a intensos prejuízos".

Equipe de Redação 20-09-2012
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.