Saúde como tema transversal: autoconhecimento para o autocuidado

É necessário que haja um trabalho educativo complementar de qualidade para que se desenvolva uma capacidade de autocuidado nos alunos. Ao longo do ensino fundamental, esses conteúdos deverão ser tratados como tema transversal levando em conta não apenas os conhecimentos científicos sobre o tema,

É preciso que o professor saiba como abordar cada tema relacionado à saúde e levar em conta a realidade de cada aluno

  A identificação dos alimentos disponíveis na comunidade e seu valor nutricional é um aspecto importante a ser abordado

É necessário que haja um trabalho educativo complementar de qualidade para que se desenvolva uma capacidade de autocuidado nos alunos. Ao longo do ensino fundamental, esses conteúdos deverão ser tratados como tema transversal levando em conta não apenas os conhecimentos científicos sobre o tema, mas também valores e atitudes. Conhecer o corpo é o primeiro passo para trabalhar o tema saúde.

Segundo Maria Cortes, coordenadora do Curso Saúde - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, alguns conteúdos são de grande importância para que as crianças tenham conhecimento do próprio corpo:

  • Identificação e localização no próprio corpo e a função simplificada dos principais órgãos e aparelhos, quanto a sensação e movimentos, e ainda nutrição e reprodução.
  • A adoção de uma postura física adequada.
  • A identificação e expressão de sensação de dor, mal estar ou desconforto.

Em se tratando da alimentação alguns pontos são importantes:

  • A finalidade da alimentação, considerando tanto aspectos fisiológicos como socioculturais e emocionais.
  • A identificação dos alimentos disponíveis na comunidade e seu valor nutricional.
  • A valorização da alimentação adequada como fator essencial para o crescimento, o desenvolvimento e a prevenção de doenças.
  • Noções gerais de higiene dos alimentos quanto a produção, transporte, conservação, preparo e consumo.

É necessário que os alunos tenham contato com conteúdos relacionados a doenças, como reconhecê-las, como preveni-las e como tratá-las. Assim, é preciso que o professor saiba como abordar cada tema e levar em conta a realidade de cada aluno quando se tratar de higiene pessoal para o autocuidado.

Por exemplo, a alimentação saudável é um tema que deve ser tratado de forma contextualizada. Trata-se de um tema essencial para o crescimento, o desenvolvimento, o desempenho de atividades cotidianas e também para a promoção e a recuperação da saúde. Assuntos como o consumo excessivo de açúcar, especialmente entre as crianças, é um hábito alimentar a ser transformado, pois podem causar prejuízo à saúde bucal e contribui para a obesidade precoce.

Equipe de Redação 21-09-2012

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