Provas Equestres de Velocidade

Confira algumas das principais características das provas de velocidade

A crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades. O sucesso do Rodeio Completo é uma prova desta explosão country, pois somente nas provas FNRC existem 12 modalidades, veremos hoje as Provas de Velocidade.

Prova dos três tambores

A prova de três tambores é uma prova de precisão ao cronômetro, onde os competidores seguem um percurso que consiste em três tambores, dispostos triangularmente. O objetivo é ultrapassar a linha de chegada no menor tempo possível sem deixar cair algum tambor e, com isso sofrer penalidades. Esta prova é chamada de prova feminina do rodeio, pois é a única modalidade praticada exclusivamente pelas mulheres nas arenas.

 Prova das seis balizas

Essa prova consiste em contornar, em "zigue-zague", com leveza, harmonia e grande velocidade, seis balizas dispostas sobre o solo, em linha reta, geralmente, com seis metros e meio de distância entre elas e a primeira baliza seis metros e meio da linha de partida.

Em algumas provas não-oficiais, em função do tamanho da pista e a critério da comissão organizadora, essas distâncias poderão ser alteradas.

Essas balizas são de tubos de PVC, com aproximadamente dois metros de altura e com uma base de ferro possuindo até trinta e cinco centímetros de diâmetro.

A linha de partida e de chegada é demarcada por duas balizas, colocadas paralelamente, com uma distância de pelo menos 10 metros de largura entre uma e outra. O tempo começa a ser cronometrado assim que o focinho do cavalo ultrapassa a linha imaginária formada por essas duas balizas.

Na prova de seis balizas, o cavalo vai passando entre as balizas como um esquiador deslizando em seus esquis. Prova de cinco tambores Os exercícios para treinamento do cavalo e cavaleiro são os mesmos praticados para a prova dos Três Tambores.

Na prova de cinco tambores, um ponto que devemos focalizar bem, e que facilita muito o trabalho do cavaleiro, é fazer com que o cavalo fique calmo dentro do brete. Isso porque, na hora do sorteio, você não sabe o lado para o qual você vai correr. Se o cavalo estiver calmo, você pode partir com ele já visando conscientemente o lado que você vai fazer a primeira curva, tendo tempo hábil para colocá-lo na mão certa.

A diferença da prova de cinco tambores, para as outras, é essa. Que o cavalo deve ser bem preparado para parar no partidor. Dá condições de partida calma, que você vai ter um controle melhor sobre o cavalo, uma das diferenças das trocas de mãos da prova de três tambores para esta é a distância entre um tambor e outro que nos cinco tambores é maior.

Prova de Maneabilidade e velocidade

Os principais requisitos necessários para os concorrentes da prova de maneabilidade e velocidade, são a agilidade, a velocidade, a obediência, atenção e integração cavalo-cavaleiro.

Nesta prova, o condicionamento do controle de velocidade é fundamental, pois são muitos os momentos de alternância na velocidade de trabalho.

O conjunto cavalo-cavaleiro é fundamental para essa prova. É uma prova de muita adrenalina. Competidores extremamente nervosos dificilmente serão vencedores.

No Curso Provas Equestres de Velocidade, produzido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará todas as informações a respeito das provas equestres de velocidade, incluindo o regulamento segundo ABQM e percursos das provas. Confira!

Equipe de Redação 14-10-2011 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.