Doma de cavalos: instrumentos necessários

A doma de cavalos exige alguns instrumentos indispensáveis à sua realização, tais como: laço, cabresto, professora, bridão, freio, relho, espora, rédeas, rédeas longas, corda, corpo, pernas, voz, arreamento, baixeiras e mantas. Conheça, abaixo, um pouco sobre alguns desses instrumentos.

É bom lembrar que se machucarmos a boca do cavalo teremos que parar de usar o bridão, até que ele sare

  O animal deve aprender a obedecer os comandos de parar, virar para um lado ou para o outro com um mínimo de esforço do cavaleiro nas rédeas

A doma de cavalos exige alguns instrumentos indispensáveis à sua realização, tais como: laço, cabresto, professora, bridão, freio, relho, espora, rédeas, rédeas longas, corda, corpo, pernas, voz, arreamento, baixeiras e mantas. Conheça, abaixo, um pouco sobre alguns desses instrumentos.

Laço - O animal, de preferência, deve ser pego sem laço. Se for preciso usar um, prefira um que não possua argola e faça laçada americana, para não travar quando apertado. A argola pesada pode acertar a cabeça do animal deixando-o com medo do laço.

Cabresto - Pode ser de couro ou de corda, desde que seja resistente e não machuque o animal. Cabrestos de corda fina são evitados, pois, além de machucar os animais, podem arrebentar e isto deixa o animal mal acostumado.

Professora - Trata-se de uma focinheira colocada em uma cabeçada que, geralmente, é feita de couro. Cabresto próprio para a doma, geralmente, é confeccionado de couro. Apresenta regulagem para adaptação em diferentes animais.

Bridão - Deve-se usar o bridão leve, que não machuque a boca do animal e com pinças laterais. O bridão é mais leve a medida que sua ação na boca do animal for menor. Desta forma, um bridão mais grosso é mais leve que um mais fino, pois machuca menos. Arnaldo Pereira Vieira, coordenador do Curso Passo a Passo da Doma Natural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas dá a dica: "É bom lembrar que se machucarmos a boca do animal teremos que parar de usar o bridão, até que ele sare".

Espora - Ela pode ser dispensada, pois o animal aprende a obedecer os comandos de perna sem necessidade da espora. A espora pode ser útil para ensinar movimentos que exigem a reunião do animal como, por exemplo, andar para traz e ladear. Deve ser usada como um complemento para a ajuda de perna e nunca como castigo.

Rédeas - As rédeas devem trabalhar ligeiramente apoiadas. O animal deve aprender a obedecer os comandos de parar, virar para um lado ou para o outro com um mínimo de esforço do cavaleiro nas rédeas. Para se conseguir isto, deve-se conjugar o uso das rédeas com a ajuda das pernas e peso do corpo. O uso excessivos das rédeas machuca a boca do animal provocando o aparecimento de defeitos como o de ficar levantando muito a cabeça ou balançando-a constantemente.

Conheça outros instrumentos consultando o Curso Passo a Passo da Doma Natural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 05-12-2012 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.