Você conhece as raças de cavalo Gypsy e Friesian?

Você conhece as raças de cavalo Gypsy e Friesian? Além de serem dóceis e tranquilos, as raças de cavalo Gypsy e Friesian possuem tamanha beleza e altivez.

Além de serem dóceis e tranquilos, as raças de cavalo Gypsy e Friesian possuem tamanha beleza e altivez

Você conhece as raças de cavalo Gypsy e Friesian

As raças de cavalo Gypsy e Friesian são recentes no Brasil, mas já se tornaram as preferidas para quem busca animais dóceis e tranquilos. Além de tais qualidades, ambos os equinos possuem tamanha beleza e altivez, o que aumenta ainda mais a sua fama dentre os que são apaixonados por criar cavalos. Principalmente as pessoas que buscam bem-estar e saúde na prática de atividade com equídeos.

"No Brasil, as pessoas estão aprendendo que as atividades com cavalos são saudáveis e prazerosas, com inúmeros benefícios na relação cavalo/cavaleiro", afirmam os professores Haroldo Vargas Leal Júnior e Lúcia Maria Viggiano, do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico - Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros.

Raça de cavalo Friesian

Própria da Holanda (Frísia) - daí o nome Friesian, essa raça de cavalos foi trazida ao país em 2005. Desde então ganhou fama tamanha a sua excepcional índole e o seu porte altivo. Possui grande vigor e docilidade, além de uma beleza de encantar até os mais exigentes equitadores.

Segundo Ozir Lara, o primeiro a trazer a raça ao país, o Friesian é de fácil montaria. Portanto, até os menos experientes podem montá-lo sem maiores problemas. Mas a reprodução da raça não é nada fácil. Há dificuldade no parto nas éguas com porte maior, devido ao seu tamanho e à transferência embrionária. Além disso, há consanguinidade entre os animais da raça.

A raça Friesian conta com mais de três mil anos de seleção, o que ajudou no aprimoramento de suas ótimas características.

Raça de cavalo Gypsy

Como o próprio nome diz: cigano (do inglês "gypsy"), essa raça de cavalo surgiu há mais de 100 anos na Europa, com características aprimoradas pelos ciganos europeus. Mas no Brasil, a raça Gypsy é recente no meio equestre. Inclusive há poucos exemplares no país, tendo em vista o volume de outras raças, como Manga-larga, por exemplo.

Dentre as suas principais características, o Gypsy é bastante forte e resistente, mesmo em jornadas de longa distância. Como se alimentava pouco, devido à escassez de comida quando criado pelos ciganos, a raça consegue sobreviver com pouco alimento e água, o que não exime o dono do animal de alimentá-lo bem nos dias de hoje.

Segundo Bárbara Izabela Costa, dona do Royal Gypsy Horse, os equinos da raça Gypsy são muito dóceis e tranquilos, pois eram tratados como "bichos de estimação" das crianças ciganas. Portanto, são animais excelentes para atividades com crianças.

Outra característica peculiar da raça refere-se à pelagem com cores variadas. Os ciganos utilizavam cavalos com várias cores para que combinassem com as caravanas.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Revista Globo Rural.

Andréa Oliveira 30-01-2016 Cavalos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.