Caixas decorativas - confecção

O primeiro passo é transferir o desenho do molde para o papel em que será confeccionada a caixa. Lembre-se, é preciso tomar todo cuidado ao transferir o desenho do molde para o papelão. Uma diferença mínima resulta em uma grande diferença na montagem da caixa. A linha de um pode ser usada para

Como cortar, vincar, montar e colar a caixa decorativa

 

Somente as caixas quadrada, retangular, triangular e sextavada necessitam ser vincadas, antes de serem dobradas

O primeiro passo é transferir o desenho do molde para o papel em que será confeccionada a caixa. Lembre-se, é preciso tomar todo cuidado ao transferir o desenho do molde para o papelão. Uma diferença mínima resulta em uma grande diferença na montagem da caixa. A linha de um pode ser usada para fazer o desenho do outro; assim, aproveita-se bem o papel. Depois de riscar no papelão, passe para a próxima etapa que é o corte das peças.

Corte da peça

Para cortar, tanto o papel do molde quanto o da caixa, use uma tesoura de bom corte e recorte cuidadosamente as peças. Todo o cuidado que você teve ao cortar os moldes deve ser observado ao cortar as caixas. Uma diferença de 1 milímetro resulta em grande diferença na hora dos encaixes. Nos cantos dos ângulos, o cuidado deve ser redobrado para ficar um ângulo bem feito. O procedimento correto para não rasgar é deixar passar um pouquinho só de um lado, para ficar um ângulo perfeito e não rasgar ao puxar. Ao terminar de cortar a caixa, ela será cortada e vincada.

A perfeição do molde é essencial, pois um molde vai gerar centenas de caixas. Por isto, ele deve ser conferido sempre em suas medidas e ser muito bem cortado, pois qualquer diferença resulta em problemas à frente. Vale a pena um pouco mais de paciência e cuidado, pois a qualidade do molde é fundamental para a qualidade final da embalagem.

Vinco

A caixa é cortada e depois ela é vincada. Como o papelão costuma se quebrar ao ser dobrado, é preciso, antes de dobrar, fazer um vinco com estilete com profundidade igual à metade da espessura do papelão nos locais tracejados. É preciso muito cuidado para não aprofundar e cortar o papelão. O vinco tem a função de facilitar a dobra.

Ao vincar você pode usar a ponta de uma tesoura, uma régua, a parte sem corte de uma faca ou o extrator de grampos. Passe a ferramenta por cima do pontilhado com firmeza e de uma só vez. Em papel de gramatura mais alta passe mais vezes, sempre com cuidado para não cortar de vez o papel.

Montagem da caixa

Somente as caixas quadrada, retangular, triangular e sextavada necessitam ser vincadas, antes de serem dobradas. A seguir, dobramos nas marcas do vincos e unimos os cantos com fita crepe (tomando o cuidado para que se encaixem perfeitamente e fiquem colados). Não use pedaços muito pequenos para que a caixa fique bem reforçada e evite deixar rugas, pois elas aparecem depois, comprometendo a qualidade do revestimento.

Para montar as caixas circulares é preciso usar cola e pregador de roupa. As caixas circulares não são vincadas, pois elas não são dobradas na montagem. Elas são coladas com cola universal, também conhecida como "cola de sapateiro". Este tipo de cola é altamente aderente e de secagem rápida, conferindo uma boa resistência à caixa.

  • Use máscara com filtro de carvão ativado;
  • Trabalhe em local ventilado;
  • Evite o contato da cola com a pele ou com os olhos;
  • Não deixe o frasco de cola ao alcance de crianças ou animais domésticos.

Colagem das Caixas Redondas e Ovais

Passe um filete de cola ao longo da borda da base da caixa. Apoie a base sobre uma superfície plana e, em seguida, cole a tira lateral na base. As pontas da tira deverão sobrepor-se em aproximadamente 1 cm. Repita o processo para a tampa da caixa.

Você pode ter acesso a moldes de vários formatos de caixas decorativas, adquirindo o Curso Como Confeccionar Caixas Artesanais Para Presentes, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.


Equipe de Redação 01-08-2013 Artesanato
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.