Saiba como confeccionar fantoches de espuma

O ideal é começar confeccionando fantoches mais simples e, com a prática, passar para outros mais elaborados

Curso de capacitação profissional em artesanato

Não se conseguiu datar quando nasceu o uso de bonecos que substituíssem atores humanos na dramatização de cenas. Há séculos, o fantoche é usado para entreter e educar. Atualmente, seu uso se ampliou muito. Sempre ligado às artes cênicas, ele está presente nas escolas, consultórios médicos, odontológicos e psicológicos e em programas de televisão. O fantoche é um instrumento facilitador na abordagem de diversos assuntos, especialmente os polêmicos.

Atrelado ao crescente trabalho com fantoches surge, então, uma atividade muito interessante para quem tem habilidade com artesanato: a confecção de fantoches. A técnica é relativamente fácil e, a partir de material simples e barato, você poderá também iniciar uma nova atividade sem precisar sair de casa. Hoje, muitas pessoas buscam uma segunda opção profissional, e fazer fantoches é excelente alternativa, já que não requer grande investimento nem um espaço especial, basta uma mesa e um lugar arejado e o seu local de trabalho já está pronto.

Quem faz esse tipo de artesanato está sempre inventando procedimentos  diferentes, partindo da técnica artesanal para a arte genuína, compondo sempre peças originais e divertidas. Para divulgar e vender os seus fantoches, você inicialmente pode alugar uma vitrine, montar um mostruário e oferecer para lojas, escolas, consultórios e salões de festas infantis, bem como expor em feiras de artesanato e na internet.

À medida que você fizer os fantoches, fotografe-os e monte um álbum para mostrar quando for preciso, já que um mostruário, possivelmente, não terá todas as peças que você possa vir a criar. Usando as redes sociais, como orkut, facebook, você terá uma forma bem facilitada de apresentar seu portfólio.

Tenha sempre em mãos cartões de visita, ou, se quiser fazer um certo investimento, é interessante a elaboração de um folder com fotos mostrando os diversos personagens e tamanhos. Esse trabalho é mais necessário no início, com o tempo, os seus fantoches se tornarão conhecidos e passarão a ser o seu próprio veículo de divulgação.

O curso "Como Confeccionar Fantoches de Espuma", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, destaca mais as técnicas de trabalhar em espuma do que os fantoches propriamente ditos, pois quando se domina as fases de preparação da espuma (cortar, tingir) bem como as de montagem (colar, montar), diversos tipos de fantoches podem ser confeccionados variando apenas os acessórios e tamanhos. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da artesã, psicóloga e professora Fabiana Crosara, de grande experiência no assunto.

http://www.youtube.com/watch?v=U46ueTCBPfE<

Marconi Vieira 18-10-2010 Artesanato
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.