Cuidados na medição da luz

Aponte a câmera para o elemento a ser fotografado, faça o enquadramento desejado e pressione o botão do clique até o meio

A definição da abertura do diafragma ou do tempo de exposição é feita em função da luz refletida pelo elemento que se deseja fotografar.

Para isso, é preciso medir essa luz, o que pode ser feito de duas maneiras, por meio de um fotômetro manual ou através do próprio fotômetro da câmera. O fotômetro manual é mais indicado para fotografias feitas em estúdio, onde a iluminação é artificial e o controle total da mesma é fundamental. Assim, na maioria dos casos, a medição da luz é feita pelo fotômetro da câmera fotográfica. Basta apontar a câmera para o elemento a ser fotografado, fazer o enquadramento desejado e pressionar o botão do clique até o meio.

Nesse momento, a luz refletida pelo elemento é captada pela câmera e medida. Estando a câmera no modo automático ou semiautomático, ela indicará qual é a melhor relação abertura/velocidade para obter a foto. Porém, estando a câmera ajustada para os modos prioridade tempo de exposição, prioridade abertura do diafragma e modo manual acontecerá o que segue

Câmera regulada no modo prioridade tempo de exposição

Neste caso, a câmera irá identificar qual será a abertura do diafragma ideal, levando-se em consideração o tempo de exposição selecionado pelo fotógrafo. Como você já sabe, se a combinação ideal não for possível de ser encontrada, a câmera emitirá um aviso, o qual poderá ser a apresentação do valor de abertura do diafragma piscando.

Câmera regulada no modo prioridade abertura do diafragma

A câmera identificará o tempo de exposição ideal para obter a foto, levando-se em consideração a abertura do diafragma selecionada pelo fotógrafo. Caso isso não seja possível, a câmera emitirá um aviso, que também poderá ser a apresentação do valor de tempo de exposição (velocidade de exposição piscando).

Câmera regulada no modo manual

Neste modo, é possível modificar tanto a abertura do diafragma como o tempo de exposição. Para a combinação selecionada, a câmera fotográfica mostrará o resultado na escala de exposição. Se, para uma determinada combinação estabelecida, o cursor ficar posicionado em -1, por exemplo, significa que irá fotografar; nessas condições, a foto obtida ficará subexposta em um ponto de luz.

Segundo Júlio Alessi, coordenador do Curso de Fotografia, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, existem situações que podem provocar alteração na luz medida pelo fotômetro da câmera fotográfica, "enganando" o mesmo. Quando isso acontece, o resultado é a obtenção de uma relação abertura/tempo de exposição diferente da ideal. Elementos brancos, por exemplo, fazem com que o fotômetro "perceba" mais luz do que realmente existe, fazendo com que a câmera utilize uma abertura do diafragma e um tempo de exposição inferiores ao necessário.

Equipe de Redação 16-02-2012 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.