Fabricação de aliança é considerada arte pelo ourives

Atualmente, existem alianças de diversas cores, modelos, materiais e formatos

Curso Ourives - Fabricação e Reparo de Joias - Aliança

Usadas tradicionalmente para celebrar a união de casais, e símbolo de eternidade, as alianças são uma forma pública de demonstrar compromisso. Elas podem ser usadas em namoros, noivados e, com mais frequência, em casamentos. O processo de fabricação de alianças é considerado uma arte por ourives e gemólogos.

O primeiro passo para se fabricar uma aliança é soldar e aquecer toda a peça para evitar deformação e deslocamentos no ato da solda. Em seguida, esfrie-a na água com álcool e lime as partes a serem soldadas para que fiquem bem retas. Junte bem as pontas, uma de frente para a outra, e não deixe nenhum espaço entre elas, senão a solda correrá apenas para um lado.

Prenda a peça na pinça de pressão e coloque-a sobre o amianto. Corte a solda em pedaços pequenos, somente o tanto que vai precisar. O tamanho dos pedaços varia de acordo com o local a ser soldado, pois o excesso irá acumular na área, prejudicando o acabamento.

O professor Ailton Batista Lopes, coordenador técnico do curso Ourives - Fabricação e Reparo de Joias, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá uma dica importante, "quando for cortar o material, coloque o dedo em cima, para que o pedaço de solda não voe longe e se perca."

Depois disso, passe um pincel com o soldarom nas duas pontas que serão soldadas. Retire o excesso do pincel batendo na superfície do amianto e com ele pegue o pedaço de solda, colocando-a sobre a área. Aqueça toda a peça antes de concentrar a chama no local a ser soldado e mantenha a mesma temperatura nas duas partes.

No momento em que a solda se tornar líquida, ela vai adquirir um brilho próprio e correrá sempre para o local de maior calor. Não ultrapasse esse ponto, senão pode-se fundir o metal. Por fim, resfrie a peça depois de soldada, na solução de água com álcool.

http://www.youtube.com/watch?v=41-JXwxhLBc

Marconi Vieira 21-01-2011 Como Fazer
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.