Perfumes produzem efeitos sensoriais diferenciados em cada pessoa

O mercado mundial de perfumes movimenta bilhões de dólares todo ano

Curso de Perfumaria - Sabonetes, Perfumes, Óleos e Sais de Banho

A fabricação de perfumes, além de exercitar a criatividade e sensibilidade, representa um segmento econômico que movimenta, por ano, bilhões de dólares em todo o mundo. A origem do aroma é concreta e material, mas o fascínio que provoca tem origens em fatores imateriais e abstratos.

Um mesmo perfume produz efeitos sensoriais diferenciados em cada pessoa. Como acontece com a música, ele chega ao ser humano pelos canais físicos e materiais dos sentidos, mas seu processamento no interior tem muito a ver com as conotações transcendentais da imaginação que a materialidade não alcança.

Por essa facilidade de atingir diretamente a imaginação - despertando sentimentos agradáveis ou memoráveis - o perfume tornou-se um produto vendável por si só. Não existe argumento mais convincente do que a fragrância de um bom perfume. Por essa razão, seu comércio se caracteriza por venda de impacto, passional e imediata.

O consumidor, fascinado pelo efeito do perfume, não se impressiona com a embalagem, nem se intimida com o preço. Isso explica o sucesso de todos que, mesmo sem experiência na área de vendas, ingressam nesta maravilhosa e gratificante atividade.

O "Curso de Perfumaria", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem abordagem abrangente e diversificada. O curso apresenta o emprego de composições aromáticas em diversos produtos da área de perfumes, cosméticos e de higiene pessoal. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do químico Francisco Marco Ferreira, além da colaboração da professora Adriana de Souza, ambos da Casa das Essências SS.

http://www.youtube.com/watch?v=egWCl2J7WfI

Marconi Vieira 02-05-2011 Como Fazer
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