Urdidura determina posição do corte do tecido

É preciso que o costureiro saiba distinguir os fios da urdidura dos fios da trama

Curso Confecção de Calças Femininas - Tecidos

O tecido é composto de duas séries de fios entrelaçados, e é obtido por meio de operações técnicas que compõem a tecelagem. Esse foi o primeiro método usado pelo homem, especialmente nas partes quentes do mundo, e é o mais usado para sua produção. Hoje, existe uma variedade muito grande de fios que são utilizados para construção dos tecidos.

Os panos tecidos são os únicos nos quais é possível puxar e retirar fios em duas direções diferentes e apresentam ourelas nas beiradas. Os fios que correm no sentido da ourela são chamados de urdume, ou urdidura, e os que vão de uma ourela a outra são chamados de fio trama.

A tecelagem é feita em teares. Há os manuais, que são utilizados há centenas de anos e os mais sofisticados, como os industriais. Mas, segundo a professora Francisca Sheck, coordenadora técnica do curso Confecção de Calças Femininas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, explica "o princípio de funcionamento dos diferentes teares é o mesmo, ou seja, o entrelaçamento dos fios da trama e do urdume".

É necessário que o costureiro saiba distinguir os fios da urdidura dos fios da trama, pois a direção da urdidura determina a posição na qual o tecido deve ser cortado, quando se vai fazer uma peça de vestuário. Ou melhor, o corte do comprimento da peça deve ser feito na mesma direção do urdume. Quando o pano está inteiro, essa identificação é mais fácil, pois a urdidura é sempre paralela à ourela.

http://www.youtube.com/watch?v=GDwfJBJk_04

Marconi Vieira 22-02-2011 Costura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.