Saia evasê é fácil de ser modelada e costurada

Tirar as medidas com eficiência pode facilitar o trabalho

Curso Confecção de Saias - Saia Evasê

O trabalho de confecção da saia evasê começa com as informações de três medidas básicas: cintura, quadril e comprimento. Para fazer a parte da frente, prepare uma modelagem de saia reta e então, junte, com uma linha, a ponte da pence com a metade da linha da barra e recorte essa linha até a ponta da pence. Cole a pence transportando a mesma barra e, desta forma, crie o efeito evasê. Depois, copie a modelagem da frente e utilize-a para fazer a parte de trás. Aproveite também a modelagem do cós.

Para cortar o tecido, estique-o em uma mesa e coloque a modelagem em cima, prendendo com alfinetes, sempre respeitando o fio do tecido. Para isso, coloque o fio da modelagem paralelo com a orla do tecido. Você, também, pode cortar no tecido enviesado. Para isso, dobre o tecido, colocando o fio na diagonal, unindo a ponta com a lateral. Marque o tecido com giz de alfaiate, e faça o corte nas marcações. Após cortar, carretilhe com carbono, marcando onde costurar, e corte a entretela do cós.

A seguir, alfinete uma das laterais e faça o alinhave. Depois, alfinete a outra lateral e deixe uma abertura para o zíper. Passe o ferro e prove a saia. Segundo a professora Francisca Sheck, coordenadora técnica do curso Confecção de Saias, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "este é o momento mais adequado para corrigir possíveis falhas".

Depois de consertar os erros existentes é a hora de costurar. Para isso, utilize o  overloque ou máquina ziguezague as laterais e a barra, para não desfiar o tecido. Outra opção é fazer chuleio com costura à mão.

http://www.youtube.com/watch?v=VH6w_kdgUbA

Marconi Vieira 21-02-2011 Costura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.