Conheça algumas técnicas de massagem

Massagem é uma prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo como: músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou aliviar algumas dores no corpo. Algumas técnicas são usadas para que a massagem tenha

Terapêutica, preventiva, desportiva ou estética, as massagens fazem bem ao corpo e também à mente

 

Massagem é uma prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo como: músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou aliviar algumas dores no corpo. Algumas técnicas são usadas para que a massagem tenha o efeito desejado. Pode-se dizer que as massagens se dividem em: terapêuticapreventiva, desportiva e estética. Dentro dessas quatro modalidades, diversas outras surgem com diferentes métodos de aplicação. Conheça algumas delas:

Ayurvédica: surgiu na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana). Não é apenas uma das mais antigas e sim uma das mais completas técnicas naturais para restabelecer o equilíbrio físico e psíquico. Trata-se de uma massagem profundamente relaxante, atuando no campo físico e energético, tendo a função de purificação e manutenção da saúde corporal. Tem como objetivo restaurar o bem-estar físico, mental, energético e emocional.

Shiatsu: é uma técnica de massagem oriental que percorre os meridianos, que são fluxos de energia no corpo, utilizando os dedos (shi) e a pressão (atsu). O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos e os cotovelos para aplicar a pressão. Os benefícios são os mais diversos. Ajuda a combater as dores na coluna, os distúrbios gástricos, a enxaqueca, a tensão pré-menstrual, o nervosismo, a insônia, a irritabilidade, o estresse, entre outros.

Quiromassagem: "O império das mãos". Uma técnica de massagem com as mãos, relaxante e revigorante, controla o estresse, alivia tensões e dores. Contribui significativamente para a sua saúde.

Shantala: massagem indiana para bebês a partir do primeiro mês de vida. É aplicada pela mãe ou pelo pai (alguém próximo ao bebê). Descoberta quando Frederick Leboyer, médico francês de passagem pela Índia, vislumbrou uma mulher massageando seu bebê em uma calçada pública, em Calcutá. Seu nome era Shantala, por isso a denominação da massagem.

Segundo Marlene Lourdes de Almeida, coordenadora do Curso Drenagem Linfática Manual, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, todos esses tipos de massagem são altamente eficazes. Mas, até recentemente, não se tinha conhecimento profundo sobre os vasos linfáticos e sua função no organismo. A partir dos anos 30, o dr. Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder começaram a incorporar esses conhecimentos às técnicas de massagem, desenvolvendo a drenagem linfática manual.

Equipe de Redação 17-08-2012 Estética e Beleza
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.