Para entrar no ramo da estética, o primeiro passo é ter uma boa gestão dos serviços e isso começa com a definição do público-alvo, ou seja, quem você pretende atender. Antigamente, o mercado de estética era voltado apenas para o público feminino. Mas, hoje em dia, muitos homens vaidosos têm procurado serviços deste ramo. Sabendo disso, você pode se especializar em estética feminina ou masculina, ou nas duas. Lembre-se sempre de deixar claro em sua propaganda e divulgação essas especificações do seu trabalho.
Organize sua agenda para que não haja atrasos nos atendimentos e nem deixe de atender ninguém. É muito importante que você tenha o tempo certo para cada serviço. Mitsue Mary Ávila Watanabe, coordenadora do Curso Estética Facial, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá um dica: "Antes de começar a atender, realize cada procedimento e marque o tempo que você gasta para cada um. Faça isso com parentes e amigo, mas nunca com um cliente. Assim, quando alguém agendar um serviço, você já vai saber qual é o próximo horário livre para marcar o próximo cliente".
Como organizar seus preços
Você precisa saber cobrar de maneira justa para que tenha sucesso em seu negócio. Para calcular o preço use a seguinte fórmula:
PV = CV + DF + DC + L
Onde:
PV = Preço de venda desejável CV = Custos variáveis DF = Despesas fixas DC = Despesas comerciais L = Lucro que você deseja
As despesas fixas são aqueles gastos que você terá e que não são diretamente ligados ao produto ou ao serviço.
Os custos variáveis são relacionados aos gastos que ocorrerão em função da prestação dos serviços, como gastos com materiais usados no tratamento estético dos clientes.
As despesas comerciais são gastos que ocorrem todas as vezes que você tiver mais clientes.
É você quem vai estipular o tamanho do lucro que pretende ter. Se será de 20%, ou 40%, por exemplo. Você saberá o preço que deverá cobrar, substituindo os valores na fórmula exposta acima.