Aprenda a fazer pinturas em madeira: pátina acetinada

A pátina nada mais é que a imitação do processo natural de oxidação, que ocorre com a ação do tempo na madeira

 

A decoração dos objetos de madeira de uso cotidiano conta com uma larga tradição. Trata-se de um modo de embelezar o ambiente da casa que vem se estendendo a todas as culturas. A pintura especial decorativa está cada vez mais em alta no Brasil, onde é usada para renovar e estilizar móveis e outros objetos.

A pátina nada mais é que a imitação do processo natural de oxidação, que ocorre com a ação do tempo, na madeira, no bronze e em outros materiais. É a camada verde que se forma na superfície desses materiais em virtude da umidade do ar. Em cada país, essa imitação ganhou matizes locais, dando origem a diversos tipos de pátinas e policromias.

Com essas técnicas, podemos envelhecer as peças modernas e estilizar as antigas, pois, na decoração, a mistura do antigo com o moderno cria um ambiente sofisticado e muito bonito.

Margaret Pires, coordenadora do Curso Pinturas Decorativas em Madeira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica, "quem deseja se profissionalizar precisa se organizar melhor, arranjar um espaço maior e investir um pouco mais em material; porém, muitas pessoas começam bem devagar até adquirir segurança. Comece fazendo para a família e para amigos. Enquanto isso, fotografe suas peças para usar em sua propaganda. Ofereça seu trabalho para decoradores, arquitetos e pessoas interessadas".

As pátinas artificiais são uma espécie de restauração, dando um novo aspecto à madeira, renovando-a ou transformando-a em uma obra de arte. Portanto, as pátinas podem ser criadas artificialmente, dando à madeira um aspecto envelhecido, colorido e desgastado.

Aprenda a fazer:

Pátina acetinada

Muito usada por restauradores, a pátina acetinada é um acabamento que deixa a peça clara e ressalta os veios da madeira. A pátina acetinada tem um efeito laqueado. É fácil de fazer e apropriada para móveis torneados, mas fica muito bem em qualquer tipo de móvel ou objeto de madeira.

Material

  • Tinta látex branco neve
  • Fundo nivelador
  • Tinta a óleo de artista
  • Cera líquida
  • Lixa
  • Estopa
  • Trincha

Prepare bem a superfície, pois essa técnica realça muito os defeitos da madeira, ela deve estar bem limpa e lisa. Em seguida, dê uma demão de fundo nivelador de madeira. Aguarde secagem completa de 12 horas. Dê três demãos de tinta látex branco neve. Aguarde secagem de quatro horas entre uma demão e outra, passando de leve a lixa número 180 entre as demãos. Aplique tinta a óleo de artista na cor escolhida. Usando uma estopa, esfregue para retirar o excesso. Aguarde secagem completa de cerca de 48 horas. Para dar acabamento, impermeabilize a peça com cera líquida incolor aplicada com estopa. O efeito obtido é de uma pintura muito suave e bonita. Em móveis e outros objetos de madeira é uma das mais solicitadas.

Equipe de Redação 04-06-2012 Marcenaria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.