Pinturas em madeira: pátina texturizada

A pátina natural é o processo de oxidação das tintas, dos metais e vernizes que, ativados pela ação do tempo, vão se transformando pela ação da luz. É o caso do tom esverdeado que se forma no cobre e no bronze, pela ação do tempo, ou, inclusive, através de tratamento por ácidos. Também é o caso da

A pátina texturizada é uma técnica rústica que apresenta uma leve textura, obtendo um efeito enrugado

  Perfeita para móveis de linhas mais retilíneas, a pátina pode ser usada também em paredes.

A pátina natural é o processo de oxidação das tintas, dos metais e vernizes que, ativados pela ação do tempo, vão se transformando pela ação da luz. É o caso do tom esverdeado que se forma no cobre e no bronze, pela ação do tempo, ou, inclusive, através de tratamento por ácidos. Também é o caso da cor amarelada que vemos em um quadro antigo.

A pátina é muito usada para esconder uma madeira não tão bonita e nem de alta qualidade. Uma das principais características da pintura em madeira é a sua versatilidade e beleza e a facilidade de aplicação.

Aprenda a fazer

É uma técnica rústica que apresenta uma leve textura, obtendo um efeito enrugado. Perfeita para móveis de linhas mais retilíneas, a pátina pode ser usada também em paredes.

Material necessário

  • Massa acrílica
  • Tinta látex
  • Cola escolar
  • Verniz acrílico
  • Espátula
  • Tecido em malha bem macio
  • Trincha
  • Papel de seda
  • Pigmento na cor desejada

Prepare a mistura que será usada:

10% de tinta + 10% de cola + 80% de massa acrílica

Misture bem e aplique essa mistura com a espátula na superfície previamente preparada com fundo branco fosco nivelador. Passe a espátula, alisando bem. Amasse bem uma folha de papel de seda; em seguida, abra-a com delicadeza e coloque com cuidado em cima da superfície que recebeu a massa.

Pressione levemente com a mão, até conseguir o efeito desejado. Espere secar por cerca de 12 h, para que a massa fique bem seca. Se perceber que a massa já está bem seca, lixe bem de leve para corrigir alguma sobra. Dê uma demão de tinta látex na cor de sua preferência e aguarde secar por quatro horas. Dê uma demão de tinta látex branca diluída em 40% de água, limpando, logo a seguir, com um pano macio levemente umedecido em água. O acabamento é feito passando-se verniz acrílico para impermeabilizar.

Aprenda a fazer outros tipos de pinturas em madeira com o Curso Pinturas Decorativas em Madeira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 18-01-2013 Marcenaria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.