Avicultura passa por um grande processo de desenvolvimento

O mercado de aves é cada vez mais exigente em qualidade, preço e diversificação de produtos

Processamento de Carne de Frango

A carne de frango era vista, há alguns anos, como um artigo de luxo, sendo assim consumida aos domingos, em dia de reuniões familiares, ou oferecida a doentes ou mulheres pós-parto, na forma de canja. As aves eram criadas à solta, sem nenhum tipo de preocupação sanitária, nutricional ou de seleção de raças.

Com o passar dos anos, a avicultura foi tendo um grande desenvolvimento. Isso ocorreu em diferentes áreas de pesquisa, tanto no melhoramento genético, como na nutrição, sanidade e manejo. Por esses benefícios, atualmente, o frango é um animal com alta capacidade de produção de carne em pouco tempo de vida.

A qualidade dos produtos atuais começa na obtenção higiênica da matéria prima. Existem algumas normas que os abatedouros devem seguir para evitar a deterioração do frango, principalmente, por microrganismos.

A disseminação de microrganismos pode ocorrer em qualquer parte do processo. E, normalmente, eles vêm do próprio ambiente onde a ave foi criada, do transporte, ou no momento do abate.

O curso “Processamento de Carne de Frango”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, foi elaborado para auxiliar pequenos empresários nessa alternativa de negócio. No curso, você ainda vai aprender a construir vários tipos de defumadores. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da médica veterinária e mestre em zootecnia, professora Ana Teresa Péret Dell'Isola da CEDAF - Central de Desenvolvimento Agrário de Florestal, da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=7I_zI3Ud1HU

Marconi Vieira 06-05-2011

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.