Embutidos têm processamento simples e utilizam integralmente a matéria-prima

A matéria-prima utilizada afeta diretamente a qualidade do produto final

Produção de Embutidos

Os embutidos são todos aqueles produtos feitos com carnes picadas ou moídas, embalados em envoltórios animais, como tripas e bexigas. Como exemplo, temos a linguiça e o salaminho.

A fabricação de embutidos é simples e o investimento em equipamentos não é elevado. É também uma boa opção para os produtores de alimentos básicos, pois permitem a utilização integral dos recursos. O resultado disso é a minimização das perdas e riscos.

Para ser um produtor de embutidos não é necessário ser um criador de animais. A matéria-prima pode ser obtida diretamente da fonte, resguardando sempre a idoneidade de seus fornecedores.

O processamento é simples, mas exige muito cuidado com as condições de higiene. É preciso seguir rigorosamente as exigências sanitárias dos órgãos responsáveis e a legislação de cada estado ou município.

Não adianta todo o processo de fabricação ser eficiente e estar dentro das melhores técnicas, se a matéria-prima não for de boa qualidade. O empresário que pretende fabricar e comercializar embutidos deve, antes de implantar sua fábrica, realizar uma pesquisa para certificar-se de que terá fornecimento de boa qualidade.

O empresário desse ramo precisa ter em mente que o objetivo da produção de embutidos deve ser sempre a satisfação do consumidor final, pois é necessário estabelecer uma padronização para atingir o público mais exigente.

O curso "Produção de Embutidos", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, vai lhe ensinar a produzir embutidos de qualidade, com práticas simples e pequeno investimento. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Newton de Alencar, especialista na área de conservação e industrialização de produtos alimentícios da CEDAF - Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal.

http://www.youtube.com/watch?v=-u5YTVpINPg

Marconi Vieira 07-05-2011 Processamento de Carne
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.