Doenças do couro cabeludo

Para o profissional cabeleireiro, é fundamental que ele conheça as partes do cabelo e suas funções, como as características e os tipos de cabelos, para que possa utilizar produtos adequados a cada cliente, atendê-los com mais eficácia e mantê-los fiéis.

Uma alimentação equilibrada melhora as condições gerais de saúde, consequentemente, ajuda o cabelo a crescer mais, e mais sadio

  A alopecia afeta todo o couro cabeludo com queda de cabelo generalizada

Para o profissional cabeleireiro, é fundamental que ele conheça as partes do cabelo e suas funções, como as características e os tipos de cabelos, para que possa utilizar produtos adequados a cada cliente, atendê-los com mais eficácia e mantê-los fiéis.

O cabelo da cabeça cresce de um a dois centímetros por mês. Eles crescem mais depressa no verão do que no inverno e mais durante o dia que à noite. Algumas condições podem afetar o crescimento do cabelo:

Clima e estação do ano: no verão, o cabelo cresce mais.

Hormônios: os hormônios aceleram o crescimento do cabelo. Por isso, quando a mulher entra na menopausa, e para de produzir hormônios, os seus cabelos diminuem o crescimento.

Alimentação: uma alimentação equilibrada melhora as condições gerais de saúde, consequentemente, ajuda o cabelo a crescer mais, e mais sadio.

Alopecia

É a situação em que a pessoa se encontra com a diminuição, ou a ausência, de cabelos. As causas são várias. A perda pode se estender às sobrancelhas, aos cílios, aos pelos na face e no nariz, e criar mais áreas sem pelos em qualquer outro lugar do corpo. Acredita-se que a alopecia seja uma doença autoimune que faça o organismo tratar os folículos capilares como tecido externo e, dessa forma, suprima, ou interrompa, o seu crescimento.

Conheça algumas das causas para a queda de cabelos:

  • Parto prolongado ou difícil;
  • Operações cirúrgicas;
  • Hemorragias (inclusive doação de sangue);
  • Redução severa súbita da ingestão alimentar (dieta violenta);
  • Estresse emocional;
  • Quando a pílula anticoncepcional é descontinuada após ter sido tomada por muito tempo.

Algumas características

  • Afeta todo o couro cabeludo, com queda de cabelo generalizada.
  • Paciente nota a perda aumentada na escova, ou pente, e durante a aplicação do xampu ou creme.
  • A perda varia de menos de 100 a mais de 1.000 fios por dia.

Foliculite

É a infecção dos folículos pilosos causada por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente, ou favorecida pelo excesso de umidade, ou suor, raspagem dos pelos ou depilação. Atinge crianças e adultos, podendo surgir em qualquer localização onde existam pelos, sendo frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres). Quando é superficial, a foliculite caracteriza-se pela formação de pequenas pústulas ("bolhinhas de pus") centradas por pelo com discreta vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pus, aparecendo apenas uma vermelhidão ao redor dos pelos. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo (pus) no centro. Pode haver dor e coceira no local afetado.

Mitsue Mary Ávila Watanabe, coordenadora do Curso Estudo dos Cabelos e Seus Tratamentos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá dicas de alguns cuidados que o cabeleireiro pode tomar em relação a essa doença: "O cabeleireiro pode atuar para um controle, fazendo o descongestionamento, pois essa técnica retira as células mortas do couro cabeludo, oxigenando e facilitando o tratamento. Isso deve ser feito com a supervisão técnica do dermatologista".

Equipe de Redação 05-10-2012 Salão de Beleza
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.