Cabelo masculino - calvície

O corte não é a principal preocupação dos homens para com os cabelos. O que mais os deixa nervosos é a questão da calvície. A queda de cabelo é um problema que aparece principalmente entre as pessoas do sexo masculino.

Em alguns homens, a calvície começa por volta dos 20 anos e agrava-se com o passar do tempo

A calvície pode ser causada pelo estresse, uso de alguns medicamentos. Foto: Reprodução

O corte não é a principal preocupação dos homens para com os cabelos. O que mais os deixa nervosos é a questão da calvície. A queda de cabelo é um problema que aparece principalmente entre as pessoas do sexo masculino.

O tipo de calvície (alopécia) mais comum é aquela herdada geneticamente, chamada de alopécia androgenética. Além disso, a calvície também pode ser causada pelo estresse, uso de alguns medicamentos, entre outros.

Como ocorre

Um dos fatores que pode provocar a alopécia androgenética é o hormônio masculino dihidrotestosterona (DHT), que estimula a queda. O DHT é resultado da transformação da testosterona, por meio da enzima 5 alfa-redutase.

Quando se está tenso ou estressado, o organismo do homem libera adrenalina na corrente sanguínea, o que estimula o hormônio testosterona a se transformar em DHT, por meio da enzima chamada 5 alfa-redutase. Em alguns homens, a queda de cabelo começa por volta dos 20 anos e agrava-se com o passar do tempo.

Todos os fios de cabelos caem, normalmente, pois possuem um ciclo de vida:

Anágena:  é a fase do crescimento do fio. Em uma pessoa adulta, normalmente, 90% dos cabelos presentes no couro cabeludo estão nessa fase.

Catágena: dura poucas semanas. É a fase quando o fio de cabelo para de crescer e a parte mais profunda do folículo capilar torna-se menor, movendo-se em direção ao couro cabeludo. No adulto, aproximadamente 1% dos cabelos estão nessa fase.

Telógena:  é no final desse processo que o cabelo cai, mas, normalmente, antes disso ocorrer um novo fio de cabelo já deve estar nascendo em seu lugar. Em um couro cabeludo saudável, deve-se encontrar algo entre 4% e 25% de cabelos nesse estado.

Segundo Mitsue Mary Ávila Watanabe, coordenadora do Curso Corte de Cabelo Masculino, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, existem apenas dois tipos de cabelo:

1- Os que não contêm o código genético para a calvície;

2- Os que contêm o código genético para a calvície.

Os que não possuem o código genético para a calvície são aqueles que caem grossos e que são encontrados na escova, no ralo, no travesseiro. À medida que eles caem, outros exatamente iguais estão sendo repostos no mesmo lugar.

Os fios que possuem o código genético para a calvície possuem, em suas raízes, receptores para o hormônio dehidrotestosterona (DHT). Este hormônio se liga a esses receptores fazendo com que o fio enfraqueça gradativamente e vá encolhendo até se transformar em uma penugem invisível a olho nu. Neste caso, quando ele cai não é reposto.

 

Equipe de Redação 07-08-2013 Salão de Beleza
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.