Manicure e pedicure: o que fazer para ser um profissional de sucesso nessa área

Hoje em dia, praticamente todas as mulheres fazem questão de ter as suas unhas bem feitas e pintadas. E não são só as mulheres que têm procurado esse serviço, muitos homens vão aos salões em busca de higiene para as mãos e para os pés.

Seja um(a) manicure e pedicure atencioso(a), gentil, discreto(a), paciente e pontual. Preste um serviço de boa qualidade

  Dê atenção, mas nada de falar de seus problemas pessoais ou dar opinião sobre os assuntos dele

Hoje em dia, praticamente todas as mulheres fazem questão de ter as suas unhas bem feitas e pintadas. E não são só as mulheres que têm procurado esse serviço, muitos homens vão aos salões em busca de higiene para as mãos e para os pés.

Você pode atuar como manicure e pedicure de forma independente na sua própria casa, se não tiver inicialmente condições de alugar um espaço para isto. Pode, também, atender em domicílio já que muitos clientes preferem esse tipo de serviço pela comidade. Outra opção, não menos comum, é oferecer seu trabalho em salões de beleza.

Casos especiais

Trabalhando neste ramo, você poderá se deparar com alguns casos especiais durante o processo de cuidar das mãos e dos pés de seus clientes. Conheça alguns deles e saiba como proceder em cada caso.

Cliente diabético

Com estes clientes é preciso ter bastante cuidado. Explique, inicialmente, que não será possível retirar as cutículas das unhas, pois o alicate pode machucar de alguma forma e o diabético tem o processo de cicatrização um pouco mais lento do que o normal. Se ele insistir, apenas empurre as cutículas. Esse procedimento dará um efeito bonito e você não correrá o risco de machucar o seu cliente.

Cliente com HIV positivo e hepatite C

Para procurar se resguardar ou evitar preconceitos, portadores do vírus HIV ou do vírus da hepatite C, doenças que podem não ver identificadas através da aparência, os clientes costumam guardar segredo. Portanto, tome bastante cuidado e se previna. Use sempre luvas e higienize os instrumentos logo após qualquer atendimento. Esse cuidado precisa ser tomado não só pensando em você, como também pensando na segurança de seus outros clientes.

Previna-se. Muitas manicures têm contraído a Hepatite C já que o vírus dessa doença fica vivo no esmalte por cerca de 8 dias. Como a doença não apresenta sintomas, ela se espalha sem que ninguém tome conhecimento.

Clientes idosos

Tenha muito cuidado ao atender clientes idosos, pois eles se machucam com maior facilidade e sangram muito facilmente.

Mitsue Mary Ávila Watanabe, coordenadora do Curso Capacitação de Manicure e Pedicure, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "Por se tratar de um serviço prestado de pessoa para pessoa, converse somente o necessário. Mas, caso o cliente queira conversar, dê atenção, mas nada de falar de seus problemas pessoais ou dar opinião sobre os assuntos dele. Não faça  fofoca de jeito algum. Seja atenciosa, gentil, discreta, paciente e pontual. Além disso, preste um serviço de boa qualidade".

Equipe de Redação 29-11-2012 Salão de Beleza
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.