Centro de Produções Técnicas

Segurança de trabalho em marcenarias

RuimRegularBomMuito BomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

Toda atenção na operação de equipamentos de corte e outras máquinas e ferramentas cortantes são indispensáveis

grey Segurança de trabalho em marcenarias

Outros equipamentos de proteção individual são os óculos, que evitam possíveis ferimentos nos olhos

Além da perfeita operação dos equipamentos e constante busca por uso eficiente da matéria-prima, também deve ser dada atenção especial aos cuidados com a segurança na operação dos equipamentos da marcenaria.

A principal questão a considerar é que a maior parte dos equipamentos e das ferramentas utilizadas na marcenaria são cortantes, como serras, tupias e tornos. Todas potencialmente perigosas na operação. Entretanto, esses equipamentos oferecem diversos recursos que amenizam o perigo, reduzindo as possibilidades de acidentes, desde que utilizados corretamente.

Detalhes de alguns tipos de equipamentos

Serra circular: a serra circular é um equipamento que exige em sua operação o máximo de cuidado para que o operador não aproxime, involuntariamente, seus dedos da serra. Verifique se o protetor superior da serra está devidamente colocado. Use um calço para empurrar a peça de madeira a ser cortada, evitando que seus dedos se aproximem da serra.

Desempenadeira e desengrossadeira: A desempenadeira deve ser operada com muita concentração, pois se trata de equipamento com grande poder de corte. Utilize dispositivos para empurrar as peças a serem aplainadas, evitando aproximar os dedos da lâmina. Evite usar pulseiras e colares, roupas com mangas compridas e largas, roupas soltas, enfim, todo o tipo de roupa ou adorno que fique pendente e possam tocar na lâmina.

Furadeira: Na operação da furadeira, verifique se a broca está fixada corretamente no mandril. Verifique se a broca está devidamente fixada ao mandril, para que não escape durante a operação. Pare a máquina sem segurar o mandril. Fixe as peças a serem perfuradas com os dispositivos oferecidos pela máquina para este fim.

Tupia: A tupia é considerada um dos equipamentos mais perigosos, porque suas serras e fresas operam em altíssimas rotações. Antes de iniciar a operação, verifique se as ferramentas estão devidamente fixadas no eixo. Utilize os dispositivos existentes para proteção dos dedos durante a operação (principalmente peças pequenas)

Para Wilhelmus Deutsch, coordenador do Curso de Marcenaria – Nível Profissional, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “em todos os equipamentos que usinam a madeira, o uso de protetor auricular é fundamental, pois o nível de ruído, geralmente, é muito alto. Outros equipamentos de proteção individual são os óculos, que evitam possíveis ferimentos nos olhos, provocados por cavacos e lascas de madeira expelidas durante as operações de usinagem. Toda atenção na operação de equipamentos de corte e outras máquinas e ferramentas cortantes são indispensáveis”.


Conteúdo da Equipe de redação do Tecnologia e Treinamento

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Como montar empresas

Assinar Newsletter Grátis

Sugerir Matéria

Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete sobre Empreendimento

Qual é a maior dificuldade para se abrir o próprio negócio?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Vídeos + Vistos

YouTube responded to TubePress with an HTTP 410 - No longer available