Centro de Produções Técnicas

6 dicas para passar em concurso público

Por em 27 de outubro 2014 -
RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

grey 6 dicas para passar em concurso público

A estabilidade profissional e financeira dos cargos públicos tem atraído cada vez mais. Vários editais estão sendo abertos e muitos com previsão para o ano que vem. São muitas vagas e mais que o dobro do número de concorrentes. Para se destacar entre milhares de pessoas com o mesmo sonho que o seu, é preciso muito foco, dedicação e coragem, para enfrentar um caminho de grandes desafios. Os candidatos estão cada vez mais instruídos para conquistar uma vaga. Se o seu objetivo é passar em um concurso público, comece a se preparar! Confira seis dicas para passar em um concurso público.

1. Motivação

O primeiro impulso que temos para alcançar um objetivo vem da motivação. É a certeza de que está no caminho certo, em busca da sua felicidade, que dá a força e o ânimo necessários para continuar. Algumas fontes de motivação são: família, estabilidade profissional no futuro, dinheiro e a realização de sonhos. A motivação deve ser trabalhada diariamente para que a rotina de estudos não desanime. Todos os dias você deve se lembrar dos motivos que estão fazendo você estudar, ter planos e persistir. Uma dica é deixar próximo a você fotos de pessoas amadas, imagens que te remeta ao futuro que deseja (casa, viagens, carro, casamento, contra cheque). A motivação vem de você, mas é sempre bom ter por perto pessoas positivas, que apoiam o seu sonho, isso fortalece e motiva a continuar a caminhada.

2. Planejamento

Primeiro defina o que você quer. Antes de começar a trajetória rumo ao sucesso, deve-se ter um foco e saber exatamente onde quer chegar. Escolha o cargo que deseja, consulte editais anteriores e trace seus objetivos profissionais. Planeje seus horários de estudo, escolha os métodos utilizados, busque todas as informações possíveis sobre o cargo desejado e se possível consulte profissionais da área. Tenha certeza do que quer e planeje o melhor caminho para chegar lá.  

3. Disciplina

Ter uma rotina é fundamental para organizar a vida e os estudos do concurseiro. O ideal é fazer um quadro de horários, colocando nele todas as tarefas a serem realizadas. Este procedimento, ajuda o candidato a estabelecer suas prioridades. É recomendável que se separe tempo para dormir, fazer exercícios físicos e dar atenção à família, namoro e amigos. Determine seus horários, evite pensar em uma atividade enquanto está realizando a outra, quando começar a pensar sobre as outras tarefas, é só lembrar que cada uma tem o seu tempo definido. Isso aumentará a concentração nos estudos e o prazer nos momentos de relaxamento das horas de lazer. Sem essa organização, o estresse será mera questão de tempo.

4. Método de estudo

Não adianta estudar muito se seus métodos não são adequados. É melhor uma hora de estudo bem aproveitado do que três horas de estudos sem concentração, disperso e fora de foco. Procure estudar sempre em um horário específico, com ambiente calmo e com materiais adequados. Descubra qual é a sua melhor maneira de absorção da matéria, seja lendo em voz alta, fazendo resumos ou estudando em grupos e em cursos preparatórios. Ao estudar, uma sugestão é fazer resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas e anotações. O uso de mais de uma cor nas anotações é proveitosa, por estimular mais a atenção e o lado direito do cérebro. É interessante relacionar as cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais “quentes” para cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim por diante. Assim, as cores funcionam como uma espécie de ícone. Uma dica importante é: aprenda a fazer fazendo. Especialistas são unânimes em afirmar que a melhor técnica é a da prática. Ou seja, faça sempre exercícios, simulados e provas.

5. Perseverança

Começar uma caminhada é fácil, difícil é perseverar e continuar, mesmo quando as coisas não vão bem, quando muitos não acreditam e quando tudo parece só um sonho. O importante é não desistir e ir sempre em frente, focando no objetivo com muita força de vontade. Aprenda com os erros e continue. Lembre-se que muitos têm o mesmo desejo que você, mas só quem se esforçar e tiver muita dedicação e força vai conseguir. Então, tenha muita determinação em passar e pratique sua autodisciplina. Não desista dos seus sonhos.

6. A prova

Na hora da prova mantenha a calma e o foco. Lembre-se que você se preparou muito bem para esse momento. Na hora de responder as questões, simplicidade e objetividade são essenciais. Leia com atenção as orientações ao candidato e o enunciado de cada questão. Uma dica é grifar com lápis as palavras chaves do enunciado. Nas respostas, utilize linguagem técnica, lembre-se que a linguagem da prova é formal, não se deixe levar pelo coloquial. Cuidado com os erros de português. E seja humilde, não queria parecer mais inteligente que o examinador ou criticá-lo.

Por Lidiany Duarte.
Fonte: O Globo/Tudo sobre concursos

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Quer saber mais sobre os Cursos CPT?

Informe seus dados que um de nossos consultores entrará em contato com você.




Como Passar em Vestibular e Concursos

Assinar Newsletter Grátis

Sugerir Matéria

Dê sua sugestão para um tema a ser publicado

Enquete sobre Educação Infantil

O que você acha que a educação infantil deveria priorizar?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Vídeos + Vistos

YouTube responded to TubePress with an HTTP 410 - No longer available