Alimentação infantil: boas refeições, com regras e limites

Chega a hora do almoço e começa a batalha dos pais para fazer o filho se alimentar. Listamos algumas dicas de como agir para ensinar as crianças a comer bem.

Alimentação infantil

Chega a hora do almoço e começa a batalha dos pais para fazer o filho comer bem. Muitos não sabem exatamente como agir para ensiná-los a se alimentar, de maneira correta, e usam o método da chantagem para conseguir que as crianças comam. "Come tudo para você crescer"; "Não vai ficar forte como o Hulk se não comer"; e "Só mais uma colher" são frases muito usadas. Haja paciência!  Então, o que fazer para incentivar a alimentação dos pequenos? Para ajudar você a lidar melhor com os seus filhos, na hora das refeições, listamos algumas dicas:

 

  • É importante fazer as refeições em família. Isso estimula bons hábitos alimentares. Portanto, sempre que possível, faça as refeições com seu filho. Para que ele coma verduras e legumes, é fundamental que ele veja os pais comendo também.

     

  • É importante criar uma rotina. O ideal é que as refeições aconteçam sempre no mesmo horário, todos os dias, exceto aos finais de semana.

     

  • A hora do almoço e do jantar deve ser tranquila, sem estímulos como televisão. Isso permite que a criança se concentre no que está comendo.

     

  • A criatividade é um ótimo aliado! Experimente inovar, na aparência e variedade dos alimentos, ou fazer desenhos no prato usando a comida. Faz sucesso com as crianças!

     

  • Comida não é moeda de troca. Comer toda a comida não é um favor que ela faz aos pais. E, se o seu filho percebe que essa questão lhe causa ansiedade, vai usar isso sempre para conseguir o que quer. Então, evite promessas do tipo "Se você comer tudo vai ganhar um doce".

     

  • Se o seu filho não quer comer, evite insistir. Isso pode acabar contribuindo para que a criança desenvolva uma aversão à comida. Retire o prato e ofereça mais tarde ou guarde para a próxima refeição, quando ela estiver com mais fome.

     

Por Lidiany Duarte
Fonte: GNT

 

Tecnologia e Treinamento 06-11-2014 Educação
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.