Dicas para fazer concurso público

Faça um cronograma de estudo para as semanas, determine quais matérias serão estudadas em cada dia e tenha disciplina

O primeiro passo para se dar bem em concursos públicos é "vestir a camisa" daquele que você escolheu tentar. Esteja focado, busque materiais antigos para se situar e ter uma ideia de como os temas propostos no edital podem ser abordados. Esse direcionamento, bem como a certeza para qual localidade você tentará o concurso, são passos fundamentais para o sucesso.

Otimize seu estudo começando a semana em um ritmo mais leve. Comece estudando matérias que você tenha mais afinidade, isso lhe dará ânimo para mergulhar nas matérias mais complexas.

Faça um cronograma de estudo para as semanas. Determine quais matérias serão estudadas em cada dia e tenha disciplina. Esse fator com certeza será determinante para um resultado satisfatório.

A redação sempre foi decisiva. Além disso, após uma portaria ministerial, que a tornou obrigatória e eliminatória em todos os processos seletivos das instituições superiores e com a crescente valorização do texto em concursos, ela passou a ser uma das matérias mais relevantes em cursinhos preparatórios.

Para uma melhor compreensão das expectativas em relação à produção textual, sugerimos a leitura de parte do documento do Ministério da Educação (MEC) que aponta as cinco competências:

  • Competência 1 - demonstrar o domínio básico da norma culta da língua escrita.
  • Competência 2 - compreender o tema proposto e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para explicá-lo, defendê-lo ou contradizê-lo, desenvolvendo-o dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo.
  • Competência 3 - selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados em defesa da perspectiva assumida pelo produtor do texto em relação ao tema proposto.
  • Competência 4 - construir argumentação consistente para defender o seu ponto de vista.
  • Competência 5 - elaborar proposta de intervenção sobre a problemática desenvolvida mostrando respeito à diversidade de pontos de vista culturais, sociais, políticos, científicos e outros.

Para escrever bem, é necessário, antes de tudo, conhecer o tema e acreditar nele, pois só o entusiasmo por uma ideia tornará seus argumentos persuasivos. Conhecimento se adquire com estudo, leitura e vivência.

Conheça todos os gêneros e tipos de texto no Curso Redação para Vestibular e Concurso, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 10-04-2012 Concursos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.