Diversidade cultural nas escolas: ampliando horizontes e construindo a cidadania

Em nosso país, não há como ignorar o valor da diversidade cultural, da pluralidade das culturas e suas particularidades, suas diferenças. Se falarmos apenas na etnia indígena, há uma gama enorme de diferenças socioculturais entre as inúmeras tribos brasileiras. Fora nossos descendentes africanos e

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, ensinar Pluralidade Cultural aos alunos é de suma importância, pois enriquece o ensino e amplia os horizontes

Pluralidade cultural e ensino de qualidade

Em nosso país, não há como ignorar o valor da diversidade cultural, da pluralidade das culturas e suas particularidades, suas diferenças. Se falarmos apenas na etnia indígena, há uma gama enorme de diferenças socioculturais entre as inúmeras tribos brasileiras. Fora nossos descendentes africanos e os imigrantes europeus e asiáticos, entre tantos outros que compõem a nossa população.

Diferentes linguagens, dialetos, danças, vestuários, comidas, músicas, religiões, tudo reunido em uma só nação só serve para nos enriquecer ainda mais culturalmente. Entretanto, há muito preconceito e limitações que estreitam a visão das pessoas. Daí a importância de educá-las e conscientizá-las, quando estão na escola, formando seu caráter, construindo sua identidade. Dessa forma, essa visão limitada e preconceituosa será expandida, e a diversidade, aceita e compreendida.

Segundo Ana Maria Roudino, presidente do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, a educação é um mecanismo preventivo às violações dos direitos humanos e ao preconceito. E aquele que tem acesso à educação tem mais condições de reconhecer seus direitos e os direitos alheios. Por isso, o desafio futuro é construir sociedades onde a dignidade humana não seja atropelada.

Infelizmente, nosso passado é marcado com discriminação e exclusão social, fazendo com que os brasileiros não exerçam plenamente sua cidadania, respeitando a pluralidade cultural. Para apagar esse passado, é imprescindível que os nossos educadores trabalhem com a diversidade humana, para que os alunos respeitem a singularidade de cada indivíduo e de todos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, ensinar Pluralidade Cultural aos alunos é de suma importância, tendo como objetivos principais:

1. Compreender as dimensões sociais e culturais existentes em nosso país para assimilar a nossa identidade nacional.

2. Respeitar a pluralidade sociocultural brasileira e de outros povos e nações, repudiando qualquer discriminação de classe social, crença, sexo, etnia, entre outras.

3. Confiar em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social no exercício da cidadania.

4. Tomar para si as diferentes linguagens para expressar suas ideias e compreender as produções culturais, nas diversas situações de comunicação.

5. Utilizar as diversas mídias e recursos tecnológicos em busca da construção dos mais diversos conhecimentos multiculturais, sociais e históricos.

Por Andréa Oliveira.


Andréa Oliveira 16-04-2015 Educação
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.