Aproveitamento de sucata para a fabricação de brinquedos pedagógicos

Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta

Curso de fabricação de brinquedos pedagógicos

Por meio de brincadeiras, a criança aprende muito, exercita suas habilidades, percebe coisas novas, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor. Estudos mostram que crianças que brincam bastante serão adultos mais ajustados e preparados para a vida. É brincando que se descobre como enfrentar situações de medo, dor, angústia, alegria e ansiedade.

Brincar educa, ajudando a criança a adquirir o conhecimento técnico, o papel e os valores que serão necessários na idade adulta. Como fonte de desenvolvimento, contribui para a criatividade infantil, o crescimento intelectual, social e emocional.

É preciso que a criança tenha liberdade para entreter-se da forma que achar melhor. Os pais devem proporcionar espaços destinados à brincadeira da criança, passando para ela, nesses momentos, as noções de limite. Por exemplo, cozinha e banheiro não são lugares da criança se divertir. Em vez de falar não para a criança, nesses momentos, é importante que os pais e educadores mostrem opções do que ela pode fazer.

Antes de ingressar na escola, ela deve distrair-se com jogos infantis o máximo que puder. Depois, é conveniente estipular horários, de modo a conciliar o tempo dedicado aos brinquedos com as tarefas escolares. Ainda assim uma boa escola infantil é aquela que usa a brincadeira e o brinquedo como recurso pedagógico.

O curso “Confecção de Brinquedos Pedagógicos com Sucata e Dobradura”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, tem a finalidade de nortear a elaboração dos currículos e a definição dos conteúdos, além de oferecer subsídios para o trabalho do professor. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Luciana Fiel, economia doméstica, mestra pela UFV - Universidade Federal de Viçosa e especialista em educação infantil.

http://www.youtube.com/watch?v=M070H0B4VeU
Brinquedos Pedagógicos

Marconi Vieira 16-09-2010 Educação Infantil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.