Desenvolvimento das artes plásticas para crianças

É importante para a criança perceber a beleza que existe a sua volta, porém, o professor não deve tentar passar-lhe à força sua concepção de beleza

Curso infantil de artes plásticas

A arte, inevitavelmente, faz parte da vida diária do ser humano. É desafio de todo educador adotar atitudes que estimulem a criança a se expressar por meio de todo e qualquer tipo de material de criação.

É necessário que o professor, antes de tentar avaliar a experiência artística de uma criança, procure compreendê-la, pois o que ela cria é uma expressão do que pensa ou do que sente. Temos a responsabilidade de não julgar as expressões artísticas infantis de acordo com os nossos padrões de arte. A criança tem sua maneira pessoal de expressar ideias e a arte é uma das manifestações mais completas para exteriorizar as concepções das coisas que a cercam. Suas expressões de arte podem não ter sentido para os adultos, mas esses devem olhar mais de perto para a sua natureza, para poderem compreender melhor a arte infantil.

O que a criança sente a respeito do mundo que é dela é algo extremamente importante e todos que convivem com ela precisam compreender e respeitar, mas nem sempre isso é simples. Aquelas com quatro ou cinco anos vivem em um mundo que, a todo momento, as desafiam com algo desconhecido. Cada dia traz alguma coisa nova e interessante para sua vida, e seu ponto de vista e sua reação são inteiramente diferentes dos adultos.

No curso "Artes Plásticas na Educação Infantil", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você verá que as artes plásticas têm um papel fundamental na educação, pois justamente seu lado lúdico permite que o conhecimento seja construído de uma forma agradável às crianças. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo das professoras Margarida Maria Teixeira Cerqueira e Maria Oliveira Cortes, educadoras e especialistas em educação infantil.

http://www.youtube.com/watch?v=Wvl8AXpxeGc

Marconi Vieira 07-10-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.