Aprenda tudo sobre as crianças e o TDA/H

Os professores devem ter cuidado para não diagnosticar, apenas descrever o comportamento e o rendimento do aluno

Crianças com sintomas típicos de TDA/H

Algumas crianças vão para a escola e, desde o primeiro dia de aula, apresentam-se inquietas. Elas tiram os brinquedos do lugar, não os usam e acabam deixando-os esparramados pelo chão. Tomam os jogos das mãos dos coleguinhas e  interrompem a professora várias vezes. Esses são alguns dos comportamentos de crianças  portadoras de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

Provavelmente, será o professor que facilmente detectará e perceberá que o aluno está apresentando problemas de atenção, aprendizagem e de comportamentos   emocionais, afetivos e sociais. Partindo dessa observação, o primeiro passo que o professor deve tomar na tentativa de solucionar os problemas é verificar o que realmente está acontecendo. Essa primeira avaliação deve ser feita por um grupo dentro da escola, devendo-se levar em consideração o comportamento do aluno em várias atividades e situações.

Diante das conclusões, a direção da escola, juntamente com o professor responsável, encontram-se com os pais da criança para transmitir suas preocupações com o aluno. Os professores devem ter o cuidado de não diagnosticar, mas apenas descrever o comportamento e o rendimento do aluno, propondo um possível curso de ação. É importante que outros profissionais também façam a avaliação, uma vez que, determinado o problema, se faz necessário o trabalho multidisciplinar.

O curso “A Criança e o TDA/H – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de mostrar aos educadores infantis, que têm um papel fundamental no diagnóstico, como identificar um aluno com esse transtorno e quais os passos que a serem seguidos. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Paulo Mattos, psiquiatra e professor adjunto da UFRJ, do Dr. Sérgio Bourbon, psiquiatra, e da professora Luciana Fiel, especializada em educação infantil.

http://www.youtube.com/watch?v=Jy0S2ZaSA2I

Marconi Vieira 22-09-2010 Educação Infantil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.