Aprenda a fazer dobraduras de papel

Praticar a arte do origami traz efeitos terapêuticos

Como fazer origamis

A prática de origamis é um exercício interessante de adestramento motor para todas as idades, não necessitando de aptidões especiais, e, sem maiores esforços, proporciona um entretenimento criativo e instrutivo.

Essa arte prende a atenção na sua execução e, pelo ordenamento das etapas, auxilia os praticantes para um trabalho metódico e ordenado. É possível criar uma infinidade de formatos. A possibilidade de construir formas geométricas auxilia o estudante nos conhecimentos de geometria básica. Construindo poliedros, exercitamos o raciocínio espacial. Essas contribuições, em especial, são de muito interesse nas áreas de arquitetura e desenho industrial.

No origami tradicional, só se permite o uso de cola para unir a parte da frente à de trás de uma mesma figura. Dá-se preferência para que as partes que compõem uma figura sejam encaixadas ao invés de coladas. Em alguns origamis utiliza-se o kirigami, ou seja, a arte de cortar o papel, entretanto, dá-se preferência a picotes. A rigor, não é permitido cortar ou jogar fora as partes que sobram, devendo as mesmas ser encaixadas, embutidas ou dobradas para dentro. Porém, cada um dá ao seu origami a marca de sua personalidade.

O "Curso de Origami", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta técnicas para a produção de diversos origamis. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de Eleni Pereira, professora de arte do SEBRAE, que trabalha com origami há mais de 10 anos.

http://www.youtube.com/watch?v=7xMpqMw36Lo

Marconi Vieira 16-09-2010 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.