Educação física para crianças

No início da Educação Infantil, a criança ainda mantém vínculos familiares muito fortes. Então, nessa fase, a escola tem a função de equilibrar a integração família/escola. Em relação a esse novo contexto escolar, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois

A Educação Física tem como característica trabalhar a criança em seus movimentos mais amplos, ajudando-a a compreender seu corpo

  A educação física infantil pode desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão

No início da Educação Infantil, a criança ainda mantém vínculos familiares muito fortes. Então, nessa fase, a escola tem a função de equilibrar a integração família/escola. Em relação a esse novo contexto escolar, é importante proporcionar o maior número possível de experiências à criança, pois ajudarão a adquirir e descobrir um mundo completamente novo. A Educação Física deve, então, ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil, tendo enfoque lúdico sem, no entanto, perder sua importância pedagógica.

A educação é um meio para o desenvolvimento humano integral, transformações sociais, e base para a aquisição da autonomia. A Educação Infantil corresponde à educação ministrada desde o nascimento até os seis anos, aproximadamente. Considerada indispensável, é ela que oferece os fundamentos do desenvolvimento da criança nos aspectos físico, psíquico, cognitivo e social.

O trabalho da Educação Infantil deve ser baseado na realidade sociocultural da criança, despertando a autonomia, a criticidade e a responsabilidade na mesma. O Movimento, a Música, as Artes Visuais, a Matemática, as Linguagens Oral e Escrita, a Natureza e a Sociedade também deverão ser trabalhados, sendo apresentados de forma conjunta por meio de temas principais, buscando uma interdisciplinaridade entre estes eixos.

Educação física na educação

A criança, nessa fase, é muito ativa e por meio dos movimentos experimenta suas possibilidades e seus limites motores. A Educação Física tem como característica trabalhar a criança em seus movimentos mais amplos, ajudando-a a compreender seu corpo, podendo adquirir a autoconfiança necessária à sua autonomia.

O objetivo da Educação Física deve ser a organização da Motricidade da criança, através de um programa educacional que atenda aos seus interesses, buscando a harmonia entre as necessidades individuais e do grupo, por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a consciência corporal, de espaço e tempo.

Ao final da Educação Infantil, a criança deverá ser capaz de realizar, eficientemente bem, os movimentos considerados fundamentais, como a manipulação (pegar, lançar, chutar etc), locomoção (andar, correr, pular etc) e estabilização (equilíbrio, cambalhota, parada de mão etc).

Segundo Rodrigo William Ferreira, coordenador do Curso Educação Física Infantil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, devemos sempre ter bem definidos os objetivos da Educação Física nesta etapa da educação.

Os objetivos gerais dizem respeito ao desenvolvimento da criança como um todo, não apenas no que se refere à atividade física, mas, desde aspectos do aprendizado na escola até questões do convívio social:

  • Obter desenvolvimento corporal harmônico (físicomental);
  • Adquirir controle corporal;
  • Desenvolver a habilidade motora;
  • Condicionar os sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
  • Assumir a responsabilidade do seu próprio bem-estar;
  • Desenvolver a habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
  • Utilizar sadiamente as horas de lazer;
  • Adquirir comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
  • Desenvolver atitudes favoráveis à atividade física.

Equipe de Redação 13-02-2013 Educação Infantil
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