Educação Infantil - Conhecendo o mundo

Cada exercício escolar deverá oferecer à criança um tipo de experiência diferente

Curso de educação infantil

A sala de atividades é um espaço onde as práticas pedagógicas são planejadas e organizadas com a preocupação de contribuir para o desenvolvimento, a construção e sistematização dos conhecimentos das crianças. Entretanto, a realização das funções em uma instituição de educação infantil

deve ser organizada de acordo com a faixa etária, interesse e ritmo da turma. Cada atividade da rotina deverá oferecer um tipo de experiência diferente. Organizar o dia-a-dia da criança significa estruturar o coletivo infantil, no tempo e espaço.

Uma rotina deve ser flexível, isto é, um exercício pode ser substituído por outro, algum plano pode deixar de acontecer, o tempo de uma tarefa pode ser alterado, dependendo do interesse das crianças e de outras situações, como chuva ou sol, doença e imprevistos em geral.

A hora da chegada e saída dos alunos é também o momento em que os pais conversam com a professora trocando informações. As refeições deverão ser diversificadas, balanceadas, apresentando características organolépticas, considerando o histórico alimentar da criança e as suas necessidades nutricionais, de acordo com a faixa etária.

As atividades dirigidas fazem parte do planejamento anual realizado para cada faixa etária, essas devem apresentar objetivos, procedimentos e serem flexíveis a novas adaptações. A higiene e o sono também fazem parte das necessidades físicas,  além de proporcionarem bem-estar e prazer.

O curso “Educação Infantil – Conhecimento do Mundo”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, tem como finalidade nortear a elaboração dos currículos mínimos e a definição dos conteúdos para a educação infantil. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Luciana Fiel, mestra em economia doméstica, especialista em educação infantil pela UFV - Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=Mnj9T_k2n90

Marconi Vieira 18-10-2010 Educação Infantil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.