Atividades rítmicas para crianças usando o corpo

A atividade consiste em bater palmas e também bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos

Para quem vai iniciar um projeto de musicalização em qualquer escola, é importante destacar que o primeiro contato com a musicalização pode ser promovido por meio de atividades rítmicas utilizando o corpo. Particularmente, palmas e pés, e ainda por meio de sons e gestos que chegam a criança. Esse tipo de atividade é muito mais simples, o que torna o início do projeto mais fácil. Além disso, as crianças normalmente assimilam mais rapidamente e adoram participar.

Como primeiras atividades, recomendamos as que usam as palmas das mãos e os pés, porque são fáceis de assimilar e executar. E o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos, em que as crianças, intuitivamente, vão perceber essa divisão.

A atividade consiste em bater palmas e também bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Você vai ver que este é um tipo de atividade que as crianças fazem com o maior entusiasmo. Vale a pena destacar que, a medida que a atividade se desenvolve, vamos tornando o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos. Mesmo assim, você verá que os alunos não perdem o entusiasmo, e muito menos o compasso. Ao contrário, eles têm uma grande capacidade de assimilar e executar corretamente os pulsos sonoros solicitados.

Antes de levar esta e outras atividades para os meninos, treine sozinho ou com um colega da escola, para você chegar afiado para a turma, de maneira a não se atrapalhar. Isso porque rapidamente as crianças superam a gente.

Órgãos do Corpo

Depois das palmas e pés, que são atividades bastante lúdicas, podemos avançar mais um pouquinho, agora com uma atividade que as crianças adoram. Vamos usar musicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promoveremos o autoconhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra dessas musicas devem citar partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes.

O músico Thyaga, coordenador do Curso Educação Infantil - Musicalização Infantil, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que "um detalhe importante é que se você toca violão ou se tem alguém que pode acompanhar a atividade, ótimo, você vai conseguir desenvolver a brincadeira de uma forma muito interessante.  Mas se você não sabe tocar instrumentos, você pode usar o CD com as musicas gravadas. E se mesmo assim você não tiver a disposição um aparelho de tocar CD, não se preocupe, cante varias vezes para as crianças, e ensine a letra a elas, mesmo sem o acompanhamento por instrumento".

Equipe de Redação 11-11-2011 Educação Infantil
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.