Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - o adolescente com TDA/H

As características do adolescente com TDA/H são semelhantes às das crianças com o mesmo problema, apenas com diferenças decorrentes do próprio amadurecimento e das circunstâncias próprias da faixa de vida em que se encontra. Confira algumas particularidades do adolescente com TDA/H

O adolescente se comporta como se ainda fosse criança e é por isso que os pais costumam pensar que o filho com TDA/H é infantil

  O adolescente tem dificuldade de ficar concentrado nas aulas e em leituras, principalmente as que não forem do seu interesse

As características do adolescente com TDA/H são semelhantes às das crianças com o mesmo problema, apenas com diferenças decorrentes do próprio amadurecimento e das circunstâncias próprias da faixa de vida em que se encontra. Confira algumas particularidades do adolescente com TDA/H:

  • O adolescente tem dificuldade de ficar concentrado nas aulas e em leituras, principalmente as que não forem do seu interesse. Logo fica entediado nessas situações e as abandona. Estuda pouco ou nada para as provas. Reluta em fazer as atividades escolares que demandam concentração, como pesquisas em livros, trabalhos demorados, etc.
  • Mostra dificuldade em completar as tarefas. Até tenta iniciar a execução de um trabalho escolar, mas imediatamente se sente atraído por algo de mais prazer, como uma partida de futebol ou uma ida ao shopping com os amigos. Nestes casos, prontamente interrompe a atividade pensando em completá-la na volta, o que quase nunca acontece. Alguns desses adolescentes iniciam várias atividades, porém demoram em poucas ou, então, pulam de uma para outra, sem conseguir chegar ao final.
  • De forma parecida com a criança, ele é muito desorganizado.

Para se compreender melhor o que se passa nessa etapa da vida do adolescente com TDA/H, devemos lembrar que os pais atuam como se fossem o lobo frontal do cérebro. No entanto, o lobo frontal de um adolescente ainda está pouco desenvolvido, e, portanto, não realiza bem as funções executivas ou de autocontrole. À medida que a pessoa vai crescendo, mais tarefas, que antes eram desempenhadas pelos pais, vão sendo deixadas por conta do adolescente. Como no TDA/H ocorre um prejuízo na aquisição dessas funções executivas, o adolescente passa a mostrar suas dificuldades de organizar as diferentes atividades, de planejar as coisas que precisam ser feitas em prazos adequados, de selecionar o que precisa ser feito primeiro e o que pode ser adiado.

O adolescente se conduz como se ainda fosse criança e é por isso que os pais costumam pensar que ele é infantil, que quer ficar sempre dependente, e insistem em transferir para ele o gerenciamento de parte da sua vida, sem obterem sucesso.

Outros pais, percebendo essa dificuldade nos seus filhos, continuam a administrá-los como se ainda fossem crianças e por essa razão as dificuldades de autogerenciamento só vão ficar evidentes mais tarde, quando esse adolescente sair de casa para estudar.

  • Pelas mesmas razões esclarecidas acima, ele falta a compromissos, esquece de fazer trabalhos, não lembra de datas, como aniversários dos pais.
  • Por conta das falhas da memória, características do TDA/H, ele não lembra onde acabou de colocar as chaves de casa, ou seus óculos no momento em que precisa deles para ler, ou o trabalho de casa que não pode deixar de levar para a escola porque vale pontos.

Paulo Mattos, psiquiatra e coordenador do Curso A Criança e o TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que  embora ainda demonstre ser mais impaciente e inquieto que os colegas da mesma idade, o adolescente com TDA/H já não é tão hiperativo quanto era quando criança.

  • A impulsividade no adolescente aparece sob a forma de tomar decisões precipitadas na mudança de escola, no término de um namoro, ou mesmo nas reações impensadas nos relacionamentos com as pessoas próximas. A característica dessas reações é que sempre elas duram pouco. Mal ele acabou de dizer ou fazer algo já se mostra arrependido, ou, então, se comporta como se não tivesse tido aquela reação um minuto atrás.
  • No adolescente com TDA/H surge uma característica que pode ter consequências sérias. Aparece uma necessidade de busca constante de novidades e fortes emoções, e é por isto que ele se dedica a esportes radicais e vive a procura de todo tipo de desafios. Dirige seja o que for: bicicletas, motos ou carros de forma perigosa, expondo-se frequentemente a acidentes.

Equipe de Redação 26-06-2013 Educação Infantil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.