A Importância da matemática financeira para a sua empresa

A matemática financeira busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro

A matemática financeira tem extrema importância para a tomada de decisões na empresa, e sua aplicação, quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade, possibilitando o processo de maximização nos resultados.

Podemos conceituá-la, de maneira simplista, como o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo. Avalia-se a forma como esse dinheiro é ou será empregado, de maneira a maximizar o resultado, este que se espera ser positivo. Com as ferramentas adequadas, pode-se também comparar duas ou mais alternativas, buscando aquela que trará mais benefícios ou menos prejuízos.

A matemática financeira busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro, levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo.

Na atual economia, que se diz globalizada, não se concebe qualquer projeto, seja de que área for, em que o aspecto financeiro não seja um dos mais relevantes para a sua execução.

Segundo Tancredo Almada Cruz, coordenador do Curso de Matemática Financeira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a matemática financeira também pode ser aplicada em diversas situações cotidianas, como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado.

Se na vida pessoal já temos que tomar decisões que nos afetarão por um bom tempo, imagine na vida de uma empresa cujo faturamento, na maioria das vezes, é bastante superior à renda de uma família. Note que as decisões são, basicamente, as mesmas. O que muda são os efeitos e o grau de precisão com que os cálculos devem ser feitos.

Assim, o estudo da matemática financeira se reveste de grande importância para qualquer pessoa que almeje entender o mundo atual, tal qual ele se apresenta: fluxos de capital em corrente pelo mundo, tornando economias, hoje estáveis, em instáveis, de uma hora para outra; decisões de cunho social, sendo tomadas, considerando como mais relevantes aspectos financeiros. Enfim, o dinheiro ditando as regras em quase todos, senão todos, os aspectos de nossas vidas.

Equipe de Redação 03-02-2012 Educação
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.