Como fazer avaliação dos alunos

A avaliação assume dimensão orientadora, permitindo que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades para progredir na construção do conhecimento

 
Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, o aluno precisa participar da construção de seu próprio conhecimento

Para avaliar, formulam-se provas e testes ou escolhe-se outro mecanismo que possa ser utilizado como instrumento de avaliação. Por meio dele, o professor solicita aos alunos que expressem seus entendimentos, compreensões de conteúdo, hábitos e habilidades ensinados.

Esses instrumentos são construídos diariamente. Próximo ao final da unidade de ensino, o professor elabora esses recursos avaliativos a partir de diversas variáveis: conteúdo ensinado efetivamente, conteúdos extras dados em sala de aula, disciplina ou indisciplina dos alunos. Todos esses elementos se fazem presentes na elaboração desse instrumento.

Após recolher as respostas, os professores corrigem as mesmas e atribuem-lhes um valor (em nota ou conceito), que corresponde ao nível qualitativo da aprendizagem manisfestada pelo educando.

Ao pensar nas ferramentas utilizadas para avaliar constantemente, elas são associadas às ações de aplicar prova, exame, atribuir notas, repetir ou passar de ano. Tal associação, frequente na escola, resulta de uma concepção pedagógica arcaica, mas tradicionalmente dominante. Nela, a educação é concebida como mera transmissão e memorização de informações prontas e o aluno é visto como um ser passivo e receptivo.

Dentro de uma concepção pedagógica mais moderna, o aluno precisa participar da construção de seu próprio conhecimento. Nessa visão, em que educar é formar e aprender, construindo o próprio saber, a avaliação não se reduz apenas a atribuir notas.

Se o ato de ensinar e aprender consiste na realização, em mudanças e aquisições de comportamentos motores, cognitivos, afetivos e sociais, o ato de avaliar consiste em verificar se eles estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa compreensão para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem. Nessa perspectiva, a avaliação assume um sentido orientador e cooperativo.

A avaliação assume dimensão orientadora, permitindo que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades para progredir na construção do conhecimento. Trata-se de um processo de coleta e análise de dados para verificar se os objetivos propostos foram atingidos, respeitando as características individuais e o ambiente em que o educando vive. Precisa ser integral, considerando o aluno como um ser total.

A professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira, orientadora do Curso Avaliação do Aluno no Processo Educacional - Fundamental e Médio, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que, ao avaliar o progresso dos alunos na aprendizagem, o professor obtém informações valiosas sobre o seu próprio trabalho. Nesse sentido, a avaliação tem uma função de feedback, porque fornece ao professor dados para ele repensar e replanejar sua atuação didática, visando aperfeiçoá-la, de modo que seus alunos obtenham mais êxito na aprendizagem.

Equipe de Redação 17-05-2012 Metodologia de ensino

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