Para que atividades em grupo sejam possíveis, o professor deve ser bastante objetivo, imprimindo uma dinâmica na aula que permita a participação dos alunos sem que o objetivo da aula se perca e sem que se perca o tempo preciso. O processo deve ser conduzido com naturalidade, rapidez e
Confira uma atividade que pode ser aplicada a grupo
Para que atividades em grupo sejam possíveis, o professor deve ser bastante objetivo, imprimindo uma dinâmica na aula que permita a participação dos alunos sem que o objetivo da aula se perca e sem que se perca o tempo preciso. O processo deve ser conduzido com naturalidade, rapidez e objetividade.
Algumas pré-condições devem ser atendidas para que a aprendizagem seja significativa:
O professor deverá direcionar a atenção da turma para o conteúdo, contextualizando-o com conhecimentos anteriores e as experiências de vida dos estudantes;
Deverá criar um ambiente favorável à aprendizagem, cordial e respeitoso, que valorize o conhecimento;
Deverá, inicialmente, criar expectativas sobre o que será abordado, fazendo, por exemplo, um quadro com os tópicos a serem trabalhados na aula;
Durante a aula, deve se assegurar que os alunos processem cognitivamente a matéria. Isso pode ser conseguido com recursos didáticos adequados e pelo uso da aula dialogada, na qual o professor questiona seus alunos e os incentiva a serem questionados;
O professor deverá sempre fazer uma finalização adequada para a aula, de forma a garantir o melhor aproveitamento possível.
O trabalho em grupo, com o objetivo de promover a aprendizagem cooperativa, normalmente, é proposto em situações mais formais de trabalho na sala de aula. Uma pesquisa, um trabalho escrito ou uma apresentação são propostos aos alunos com o objetivo de fazer com que aprendam mais e, posteriormente, avaliados. Porém, o trabalho em grupo não precisa ser necessariamente usado somente nessas situações de avaliação.
Atividades em equipes em sala de aula
Peça a turma para formar grupos de 2-4 e escolher um para tomar notas. Dê às equipes de 30 segundos a 5 minutos, para:
Relembrar material anterior;
Responder uma pergunta;
Começar a solução de um problema;
Trabalhar o próximo passo de uma revisão;
Pensar um exemplo de aplicação;
Descobrir por que um dado resultado possa estar errado;
Fazer uma tempestade cerebral para gerar perguntas;
Gerar uma pergunta;
Resumir uma aula.
Recolha algumas ou todas as respostas. Essa atividade funciona para qualquer nível ou tamanho de turma.