Gestão de sala de aula - formas de gerenciar com eficiência

Entre as características fundamentais do professor-gestor estão a de lutar pela construção de uma imagem positiva de si próprio, de seus alunos e da escola; buscar atualização constante; ser proativo, planejando ações e visando resultados; focar-se em seus alunos; usar tecnologias variadas em seu

O professor deve buscar atualização constante, ser proativo e usar tecnologias variadas em sua aula

  O profissional precisa, em primeiro lugar, conceber a escola como espaço de organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor

Entre as características fundamentais do professor-gestor estão a de lutar pela construção de uma imagem positiva de si próprio, de seus alunos e da escola; buscar atualização constante; ser proativo, planejando ações e visando resultados; focar-se em seus alunos; usar tecnologias variadas em seu trabalho e estimular o seu uso; estabelecer metas de curto, médio e longo prazos.

A boa gestão na sala de aula é importante principalmente por facilitar sobremaneira o ensino-aprendizagem em um clima mais harmonioso nesse espaço. Para gerenciar com eficiência e eficácia, o profissional precisa, em primeiro lugar, conceber a escola como espaço de organização de trabalho e lugar de aprendizagem do professor.

Podemos destacar também as seguintes funções que o professor deve desenvolver:

  • Estudo e investigação (pesquisa);
  • Ensino, sua organização e aperfeiçoamento;
  • Comunicação de sua investigação;
  • Inovação e comunicação das inovações pedagógicas;
  • Tutoria e avaliação dos alunos;
  • Participação responsável na seleção de outros professores, quando pertinente e oportuno;
  • Avaliação da docência e da investigação (pesquisa);
  • Participação na gestão acadêmica;
  • Estabelecimento de relações com o exterior, mundo do trabalho e da cultura;
  • Promoção de relações e intercâmbio interdepartamental e interinstitucional;
  • Contribuição para criar clima de colaboração entre professores;
  • Contribuição para criar clima de colaboração entre si e seus alunos.

Por outro prisma, constrói-se a tese de que o professor é um profissional reflexivo, crítico, competente na sua disciplina, que realiza atividades de investigação e de participação como um membro da instituição, sendo possível agrupar as funções didáticas em três grandes blocos:

1 - função docente 2 - função investigadora 3 - função gestora

Segundo a professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira, coordenadora do Curso Gestão de Sala de Aula, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a função de docência, que se caracteriza por sua complexidade, representa um cenário psicossocial vivo, em contínua transformação, no qual existe interação das múltiplas variáveis e condições internas e externas da aula. Os problemas nessa função, de natureza eminentemente prática, quase nunca são previsíveis. Assim, como investigador, o professor deve buscar a explicação para os fenômenos que ocorrem nesse contexto.

Complementando-se, a função investigadora atua como elemento gerador da docência, por meio da qual são planificadas e desenvolvidas as inovações.

A investigação deve ocorrer no âmbito de disciplina e da própria atividade docente para ter condições de transformar os processos de ensino-aprendizagem e produzir inovação e melhorias.

A função gestora caracteriza-se pela responsabilidade de que o professor precisa participar do bom funcionamento da circulação da informação, da tomada de decisões e das aplicações de política institucional.

Equipe de Redação 21-05-2013 Metodologia de ensino
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.