Sexualidade na infância: como abordar essa questão

Para as crianças, são as imensas diferenças das expressões que caracterizam o homem e a mulher

A sexualidade infantil é uma questão que deve ser abordada com muito cuidado e delicadeza. Ao mesmo tempo, deve ser construída como qualquer outro conhecimento, a partir das possibilidades do indivíduo e da interação com o meio social e a cultura que o cerca. A sexualidade começa a se desenvolver desde os primeiros dias de vida da criança e manisfesta-se de formas diferentes a cada momento da infância.

As diferenças entre os sexos percebidas pelas crianças não são apenas anatômicas. Muitos adultos utilizam esse argumento de que a grande diferença da sexualidade diz respeito à presença de um ou outro órgão reprodutivo e acabam ocasionando problemas posteriores. Essa, sem dúvida, é uma forma de camuflar grande parte dos problemas vivenciados pelas pessoas quanto à sexualidade.

Para as crianças, são as imensas diferenças das expressões que caracterizam o homem e a mulher, além das diferenças de tratamentos oferecidos a meninos e meninas. Por que os meninos não podem brincar com bonecas e porque as meninas não ganham carrinhos de presente no aniversário?

Nesse momento, entramos em um ponto muito importante relacionado a como os padrões sociais estabelecem as diferenças de tratamento e comportamento masculino/feminino, conhecidas como "relações de gênero", que são questões fundamentais para a construção da identidade da criança.

Outro aspecto que aguça a curiosidade das crianças é o erotismo, hoje em dia, exposto de forma demasiada em meios de comunicação. De acordo com o currículo regular das escolas, no quarto ano, a disciplina de ciências expõe tópicos que abordam a reprodução humana e o funcionamento dos órgãos reprodutores feminino e masculino. Essa temática, na maioria das vezes, é abordada somente com enfoque no corpo biológico e não na dimensão da sexualidade.

Maria Cortes, coordenadora do Curso Orientação Sexual - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que outro aspecto importante a levar em conta quanto à sexualidade na infância é o tipo de abordagem. Por causa da importância da sexualidade na infância, a forma de encarar e de abordar o tema orientação sexual deve ser pensada sob aspectos emocionais, psicológicos e cognitivos, de forma adequada à idade da criança.

Equipe de Redação 19-07-2012 Metodologia de ensino
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.