Confeitaria - como fazer cobertura para bolo redondo

Os procedimentos e os processos que você poderá utilizar para produzir decorações mais sofisticadas para os bolos são chamados de recursos de confeitagem. Esses recursos são fundamentais para se obter decorações bem feitas, com excelente qualidade de acabamento, e também para produzir efeitos mais

A cobertura é um dos recursos fundamentais para obter uma decoração bem feita

Aprenda a fazer cobertura para bolo redondo

Os procedimentos e os processos que você poderá utilizar para produzir decorações mais sofisticadas para os bolos são chamados de recursos de confeitagem. Esses recursos são fundamentais para se obter decorações bem feitas, com excelente qualidade de acabamento, e também para produzir efeitos mais sofisticados que deixam os bolos mais glamourosos e mais agradáveis de serem vistos.

Cobertura para bolo redondo

A execução dessa tarefa se tornará muito mais fácil se você utilizar uma bailarina, que nada mais é  do que um instrumento de base giratória. O processo descrito a seguir, considera que a bailarina será utilizada.

1)Retire o bolo da montagem que foi feita para prensá-lo e o coloque sobre uma bailarina;

2)Aplique uma camada de doce cremoso ao redor e sobre o bolo. Esse doce poderá ser do mesmo que foi utilizado para fazer o recheio. Com uma espátula de lâmina longa você conseguirá alisar a superfície do bolo tanto por cima como na lateral. Isso precisa ser feito para deixá-lo com a superfície bem lisa e sem irregularidades para receber a pasta. Certifique-se que essa camada de doce envolva todo o bolo e fique, relativamente, fina. A  espessura deve ser suficiente apenas para formar um tipo de "envelope" cremoso que irá colar a pasta sobre o bolo.

3)Depois de envolver o bolo com o doce, abra uma determinada quantidade de pasta americana, suficiente para cobrir todo o bolo. Faça isso utilizando uma mesa de superfície lisa, como inox ou granito, e o rolo abridor de massas. A pasta americana deverá ficar com uma espessura de, aproximadamente, três milímetros. A massa poderá ser feita na sua confeitaria (pasta americana caseira) ou ser adquirida no comércio (pasta americana industrial). Você poderá utilizar qualquer uma das duas mas a pasta industrial é mais indicada para modelagens.

4)Acerte uma das bordas da massa com um cortador de lâmina circular. Afine a borda da massa nesse local com o rolo e, em seguida, enrole a massa no mesmo rolo. A finalidade de afinar essa borda é evitar que ela marque a massa quando essa for enrolada no rolo abridor.

5)Transfira o bolo revestido com a camada de doce cremoso da bailarina para sobre a mesa. Coloque a pasta americana que foi aberta sobre ele. Ajeite cuidadosamente a pasta americana tanto por cima como na lateral do bolo. Use as mãos para fazer isso e tome todo o cuidado para não deixar bolhas de ar nem imperfeições. Depois que a pasta americana estiver bem aderida e corretamente posicionada no bolo, utilize a desempenadeira para deixá-la com uma superfície perfeita, sem qualquer irregularidade.

6)Utilize mais uma vez o cortador de massas e corte ao redor do bolo próximo da base. Guarde o restante da pasta americana para ser novamente utilizada. Finalize utilizando a desempenadeira para acertar eventuais irregularidades no local onde o bolo foi cortado.

Aprenda a fazer outros tipos de coberturas, acessando o Curso Avançado de Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 24-05-2013 Confeitaria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.